| 02/01/2008 17h17min
Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, anunciaram, nesta quarta-feira, aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) foi aumentada em 0,38%, e o aumento da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) do setor financeiro, que passará de 9% para 15%. As medidas visam compensar as perdas com o fim da arrecadação da CMPF, estimadas em R$ 40 bilhões só em 2008.
O governo também deverá cortar R$ 20 bilhões em despesas. Mas o ministro Paulo Bernardo garantiu cuidado no corte de investimentos:
— Nós não vamos fazer cortes nos programas sociais.
Segundo Paulo Bernardo, 11 milhões de famílias são beneficiadas pelo programa Bolsa Família.
As ações foram discutidas em reunião na manhã desta quarta entre o presidente Lula e os ministros Guido Mantega e Paulo Bernardo, no Palácio do Planalto. A incidência da CPMF sobre as movimentações financeiras terminou no dia 31 de dezembro do ano
passado.
Outras medidas
Entre as outras medidas anunciadas nesta tarde pelos ministros Mantega e Paulo Bernardo estão a revisão do orçamento do governo; reavaliação dos concursos públicos; e manutenção dos recursos para a saúde, sem reajuste. Além disso, os bancos podem aumentar os juros.
Com informações do site G1.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.