Notícias

 | 14/12/2007 21h47min

Surfista Jihad Kohdr é suspenso e perde título do SuperSurf

Paranaense fica um ano sem participar de competições nacionais

O surfista Jihad Kohdr perdeu nesta sexta o título do SuperSurf 2007. Por não ter feito o exame antidoping da etapa do Rio de Janeiro, o paranaense perdeu os pontos e prêmios da etapa, conseqüentemente perdendo a competição. Renato Galvão, que havia terminado o ano em segundo no ranking, é o novo campeão.

A Associação Brasileira de Surf  Profissional (Abrasp), responsável por julgar o caso, também suspendeu o atleta por um ano de todas as competições organizadas por ela ou pela Confederação Brasileira de Surf (CBS). Jihad, porém, não está impedido de participar do circuito mundial, promovido pela ASP.

O surfista não fez o exame no dia porque temia que os resultados apontassem substâncias contidas nos remédios antidepressivos que toma. Ao saber que poderia perder o título, pediu desculpas à Abrasp e foi autorizado a fazer o antidoping na quarta seguinte à decisão da etapa carioca. O resultado do exame realizado foi negativo, mas ele já havia infringido o regulamento.

– A regra determina que, quando o atleta não comparece ao exame, deve perder os pontos e a premiação daquela etapa. Pelo livro, o atleta que não faz exame é considerado dopado – explicou o diretor-executivo da Abrasp, Marcelo Andrade, ao site Globoesporte.com. – A Abrasp permitiu que ele fizesse o exame, mas ele já sabia que poderia ser punido – acrescentou.

A decisão de punir o paranaense foi tomada por unanimidade pelos oito conselheiros da Abrasp que participaram ativamente da reunião desta sexta. Andrade garante, porém, que a resolução foi tomada com pesar.

– Quero deixar bem claro que não estamos cassando o título do Jihad. Achamos por bem nos deter ao que estava escrito na regra. Não gostaríamos de estar efetivando essa punição, mas é o que manda o regulamento – ressalta.

Jihad poderia ter evitado o problema pedindo à Abrasp uma isenção para uso terapêutico. Trata-se de uma espécie de exceção concedida a atletas que comprovam a necessidade de usar medicamentos que contenham substâncias proibidas.

Nilton Santos, Divulgação / Supersurf

Jihad, durante a disputa do SuperSurf: suspensão e perda do título
Foto:  Nilton Santos, Divulgação  /  Supersurf


Notícias Relacionadas

05/11/2007 09h02min
Jihad, Heitor e Mineirinho vencem na repescagem do WCT
27/10/2007 19h12min
Agora é oficial: Jihad Kohdr está garantido no WCT 2008
17/10/2007 15h24min
Jihad teme perder o título do SuperSurf 2007
14/10/2007 16h24min
Jihad Kohdr é bicampeão do Supersurf no Rio de Janeiro
14/09/2007 18h05min
Jihad avança e Tita pode ser campeã do SuperSurf 2007
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.