| 27/11/2007 19h30min
Os internautas do clicRBS não chegaram a um consenso em relação ao melhor formato do Brasileirão. Ao responderem o mural que questiona qual a melhor fórmula para a competição, internautas mostraram diferentes posições sobre o assunto. Enquanto uns defenderam o turno e returno por pontos corridos, outros pediram a volta do formato anterior, o mata-mata.
– Este método de pontos corridos é o mais justo e mais sensato. A questão do mata-mata é a elite podre do nosso futebol que está querendo salvar "clubes tradicionais falidos", que não conseguem chegar no topo da qualidade e da competência. Haja "jeitinho brasileiro" – alfineta o internauta João Aurélio Travassos Pires, de João Pessoa (PB).
Outro que defende o formato adotado pela CBF desde 2003 é Joaquim Pedro Malfatti, de Manaus (AM). Ele disse que a realização de jogos de ida e volta entre os melhores colocados prejudica as equipes pequenas, que acabam eliminadas e ficam o resto do ano sem jogar.
– Mata-mata só é bom para os cabeças. Os outros ficam parados cedo sem receita. Manter time de futebol não é fácil – argumentou.
Já Alisson Franzen, de Ijuí, defende a fórmula que era usada até 2002. Nela, as oito melhores equipes se classificavam para as quartas-de-final.
– A melhor forma é o mata-mata, pois não impede que o melhor venha a ganhar. Além disso, mantém esperança para quem deseja se recuperar e obter algo melhor. Atingindo determinado tempo da competição, as emoções continuam altas – escreveu.
O gremista Carlos Fernando Relly lembrou o título brasileiro conquistado pelo Grêmio em 1996, o último de uma equipe gaúcha. Naquele ano, foram às finais os dois times com pior pontuação entre os oito classificados para o mata-mata.
– Meu time não estava muito bem, mas chegou lá pertinho dos classificados e, se recuperando cada vez, mais veio a vencer, mesmo sendo o sétimo classificado. E a final foi feita pelas duas últimas equipes. Sendo assim, Grêmio e Portuguesa, todos podem ter chances, isso é justiça – diz o torcedor de Getúlio Vargas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.