| 27/11/2007 12h39min
O titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública do Rio de Janeiro, Marcos Cipriano, afirmou que a nadadora Rebeca Gusmão terá de responder na Justiça por crime de falsidade ideológica, podendo ser condenada de um a cinco anos de prisão.
Em entrevista ao Jornal do Brasil, Cipriano explicou que manipulação física de urina é considerada fraude para o código penal. Uma análise de DNA das amostras de urina da nadadora colhidas durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro revelou duas pessoas diferentes.
– Vamos tentar descobrir de quem são os DNAs para ver se alguém urinou pela Rebeca. Pela constituição, ninguém é obrigado a dar prova contra si. Mas há outros indícios. A própria negativa é um indício forte – afirmou o delegado.
A decisão de Cipriano de indiciar Rebeca foi tomada após ele ouvir o depoimento de Eduardo De Rose, presidente da Comissão Médica da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa). O delegado disse ainda que a nadadora também pode ser indiciada por estelionato caso ela tenha tido vantagens patrimoniais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.