| 18/11/2007 18h16min
Momentos após bater o recorde mundial nos 200m medley em piscina curta, o nadador brasileiro Thiago Pereira comparou a marca obtida neste domingo em Berlim, na Alemanha, com a conquista do título mundial da prova nos Estados Unidos em 2004.
– Essa conquista é diferente, mas se compara ao sabor do título mundial. Ontem eu fiquei no quase, mas sabia que hoje podia conseguir. Saí da piscina, fui para o antidoping e depois comemorei muito com o Vanzella e com a minha mãe por telefone – confessa o nadador, que teve 100% de aproveitamento nas duas etapas disputadas da Copa do Mundo.
Na semana passada, ele venceu os 100m, 200m e 400m medley em Estocolmo. No sábado, foi ouro em Berlim nos 100m e nos 400m do mesmo estilo, completando o serviço neste domingo com a quebra do recorde nos 200m medley. O brasileiro marcou 1min53s14 e melhorou a marca anterior, do norte-americano Ryan Lochte, de 1min53s31, obtida em Xangai em 2006. Thiago ainda bateu a melhor marca do campeonato, 1min54s85, que pertencia ao também americano Michael Phelps desde 2003.
– Estou muito feliz com essa marca histórica. Foi inexplicável a sensação de acabar a prova e ver o novo recorde mundial no painel oficial — diz Thiago.
Sábado, ele já tinha chegado perto de se tornar recordista mundial. Nos 400m medley, marcou 4min00s63, apenas 26 centésimos acima do recorde mundial – 4min00s37 – do húngaro Laszlo Cseh, obtido em Trieste, na Itália, em 2005.
O técnico Fernando Vanzella considerou excelentes os resultados obtidos por seu atleta.
– Antes do início da etapa de Berlim, todos os atletas brasileiros em ação comentaram que a piscina daqui era muito boa, sinônimo de bons resultados. E o Thiago provou que eles estavam certos, mesmo competindo na Alemanha pela primeira vez na carreira.
O treinador explicou ainda que, por se tratar da primeira competição oficial de Thiago após o Pan, a Copa do Mundo teve dois momentos distintos.
– Para Estocolmo, o Thiago chegou sem parâmetros. Ele estava há muito tempo sem competir e não sabíamos como poderia se sair. Já em Berlim, após as vitórias na Suécia, a expectativa era mesmo de novas vitórias. A idéia era exatamente competir nas etapas mais fortes para podermos atingir um objetivo mais difícil.
Na última etapa da Copa do Mundo de Natação, de 23 a 25 de novembro, Thiago vai nadar no clube em que treina diariamente, ou seja, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG).
Em outras finais com brasileiros neste domingo, Nicholas Santos ficou em quarto lugar nos 50m livre, com o tempo de 21s70. O campeão da prova, o sueco Stefan Nystrand, bateu o recorde mundial (20s93). Segundo o Globoesporte.com, a marca anterior (20s98) era do sul-africano Roland Schoeman, que terminou em segundo na final deste domingo. Nos 200m peito, Tatiane Sakemi terminou em oitavo lugar, em 2m30s49.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.