Notícias

 | 14/12/2002 19h30min

Gilberto Gil deixa para quarta decisão sobre Ministério da Cultura

Cantor recebeu o convite para assumir a pasta em visita a Lula em Brasília

O cantor e compositor Gilberto Gil confirmou no início da noite deste sábado, dia 14, que foi convidado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério da Cultura. Gil afirmou, no entanto, que só dará a resposta final na próxima quarta.

Na tarde deste sábado, Gil visitou o presidente eleito na Granja do Torto, em Brasília. Segundo o artista, o encontro serviu para que Lula apresentasse as informações sobre a pasta e para que o cantor pudesse expor as necessidades do setor. Gil ainda revelou que irá conversar com o Partido Verde, ao qual é filiado, sobre a possibilidade de integrar o futuro governo. 

Embora tenha negado anteriormente que tivesse sido convidado para ocupar o Ministério da Cultura, o cantor declarou recentemente que se recebesse um convite para integrar o novo governo se sentiria na obrigação de colaborar. Se aceitar a pasta, essa não será a primeira vez que Gil participará da política. O cantor já exerceu cargos ligados ao meio ambiente na Prefeitura de Salvador e nos últimos cinco anos vem se destacando como defensor da natureza com a organização não-governamental Onda Azul, fundada por ele.

Nascido em Salvador em 1942, Gil começou na carreira musical aos 18 anos, quando montou o Conjunto Os Desafinados, iniciando carreira solo apenas em 1965. Formado em administração de empresas, trabalhou na multinacional Gessy Lever, carreira que abandonou para seguir na vida artística, já em ascensão com a vitória no Festival de MPB da Record com ''Domingo no Parque'' ao lado do Grupo Os Mutantes, integrado por Rita Lee. Perseguido pela ditadura militar, foi exilado junto com Caetano Veloso em 1976.

Sobre a composição de todo o ministério, Lula garantiu neste sábado que irá nomear toda sua equipe até a próxima semana. Neste domingo, o presidente eleito viaja para São Paulo, onde assiste no Estádio Morumbi à final do Campeonato Brasileiro, entre Corinthians e Santos. Lula é corintiano, e vai torcer para que seu time reverta a desvantagem que apresenta em relação ao Santos, que venceu a primeira partida da final por 2x0.

Neste sábado, Lula e José Alencar foram diplomados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O petista se emocionou ao dizer que o primeiro diploma que conquistou foi o de presidente de seu país.

Com informações da Agência Brasil.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.