| 14/12/2002 11h21min
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice eleito José de Alencar foram diplomados neste sábado, dia 14, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O evento iniciou com a execução do Hino Nacional. O presidente do TSE, ministro Nelson Jobim, cumprimentou Lula e José Alencar pela eleição.
Em seu discurso, Lula se emocionou ao comentar que recebeu seu primeiro diploma como presidente da República. Ele lembrou que a sociedade brasileira deu a si mesma e a ao mundo um extraordinário exemplo de democracia. O presidente eleito destacou também que o processo eleitoral do país está entre os melhores do mundo e que as instituições democráticas demonstraram a sua vitalidade.
– Parabenizo, e nunca me cansarei de fazê-lo, o povo brasileiro e também as autoridades do TSE pelo zelo na condução das eleições. Se havia alguém no Brasil que duvidava que o torneiro mecânico saído de uma fábrica chegasse à Presidênica, 2002 provou o contrário, e eu, que durante tantas vezes fui criticado por não ter um diploma de nível superior, recebo agora o meu primeiro diploma: o de presidente da República do meu país. Muito obrigado – afirmou Lula.Lula irá participar de um almoço com todos os ministros do Tribunal Supeiror Eleitoral (TDE), no restaurante Piantella, da 202 Sul. Segundo o porta-voz do presidente eleito, André Singer, o presidente eleito passa o resto da tarde na Granja do Torto, sem compromissos oficiais.
A diplomação é a solenidade na qual os eleitos recebem o diploma que os habilitará para a posse na Presidência e Vice-Presidência da República, marcada para dia 1º de janeiro. Lula foi eleito em 27 de outubro, no segundo turno, com 52.793.364 votos ou 61,27% dos votos válidos. O adversário dele foi o senador José Serra (PSDB-SP), que obteve 33.370.739 votos ou 38,73% dos votos válidos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.