| 15/11/2007 13h50min
O cineasta americano David Lynch comprou a colina do Teufelsberg (montanha do diabo), em Berlim, para construir em seu topo uma universidade da seita esotérica Transzendentale Meditation (TZM). O diretor dos filmes O Homem Elefante e Veludo Azul adquiriu o terreno de um investidor alemão que havia comprado a área após o fim da Guerra Fria.
Durante o período que durou a divisão da Alemanha, o exército americano manteve sobre Teufelsberg uma grande central de escuta eletrônica para vigiar os movimentos militares do Pacto de Varsóvia — aliança militar formada em 28 de maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética.
Com 115 metros de altura, o Teufelsberg foi erguido no final da Segunda Guerra Mundial com os escombros resultantes dos bombardeios sofridos pela capital alemã.
O jornal traz fotos exclusivas de uma cerimônia esotérica realizada pela seita na cúpula da montanha para formalizar espiritualmente o início do
projeto da nova universidade. Nas
imagens, Lynch é acompanhado de Raja Emanuel Schiffgens, representante e guru da TZM em Berlim, e de uma série de adeptos — com tochas durante a noite.
— Faço meditação diariamente há 35 anos — disse Lynch.
A seita TZM, que conta com 2 mil adeptos na Alemanha, segue uma forma especial de meditação iniciada nos anos 1950 pelo guru indiano Maharishi Mahesh Yogi.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.