Notícias

 | 15/11/2007 05h24min

Nilmar, um craque ainda em construção

Principal aposta para 2008, o atacante luta para ganhar peso e força após duas cirurgias

Amauri Knevitz Jr.  |  amauri.knevitz@zerohora.com.br

A principal aposta do Inter para 2008 desembarcou em Porto Alegre ainda em setembro de 2007. O atacante Nilmar, reforço mais caro da temporada, começou a jogar no fim do Brasileirão, mas ainda está num processo de "reconstrução" física.

Quando ainda estava nas categorias de base, o menino franzino, que chegara aos 16 anos do interior do Paraná, passou por um processo de fortalecimento muscular. Três anos e duas lesões graves depois de deixar o Beira-Rio, Nilmar está de volta. Dois rompimentos de ligamentos no joelho demandaram cirurgias complicadas, feitas pelo médico da Seleção, José Luiz Runco.

Confira infográfico com as cirurgias de Nilmar, os detalhes da sua evolução física, a ficha técnica e o vídeo com gols do atacante pelo Inter

De acordo com Paulo Rabello, diretor médico do Inter, o método usado foi o do tendão patelar. Um terço do tendão é retirado e colocado no lugar no ligamento cruzado anterior rompido. As operações nos joelhos direito e esquerdo fizeram o atacante parar por seis e sete meses, respectivamente. Com isso, Nilmar perdeu massa muscular e muito tempo da curta carreira.

— No começo, é pior. Dá um desânimo. Depois, tem que levantar a cabeça e trabalhar — diz Nilmar.

O trabalho a que o jogador se refere inclui fisioterapia para corrigir o "déficit muscular e gestual" causado pela longa parada. Ou seja, ele precisou recuperar a coordenação nos movimentos rápidos do futebol. Além disso, o magrinho Nilmar, que voltou com menos peso e massa muscular do que quando saiu do clube pela primeira vez, precisa ter muito cuidado com a alimentação. Ao contrário da maioria das pessoas, luta para não emagrecer. Quase tudo que come é supervisionado por profissionais do Inter.

 Amauri Knevitz Jr.  / 

Médico Paulo Rabello explica como foi a reconstrução do ligamento de Nilmar
Foto:  Amauri Knevitz Jr.


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.