Notícias

 | 10/11/2007 16h32min

China não acredita que possa conquistar mais ouros que os EUA

Dirigente esportivo do país destaca recente supremacia dos norte-americanos

Altos funcionários do esporte chinês negaram que o país ambicione conquistar mais medalhas do que os Estados Unidos durante os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, informou neste sábado o jornal China Daily.

– Nunca dissemos que queremos conquistar a primeira posição no quadro de medalhas – disse Cui Dalin, vice-ministro da Administração Geral de Esportes e vice-presidente do Comitê Olímpico de Pequim 2008.

– É pouco realista para nós conquistar mais medalhas de ouro que os EUA, que conseguiram cada vez mais ouros nas competições internacionais nos últimos anos, o que fez com que a diferença entre os dois países ficasse ainda maior – acrescentou Cui.

A China conquistou sua primeira medalha de ouro em Los Angeles, em 1984. Nas últimas Olimpíadas, em Atenas 2004, os chineses conquistaram 32 medalhas de ouro, ficando atrás apenas dos norte-americanos.

Diante de suas desvantagens em relação aos EUA, Cui assinalou que os pontos fortes da equipe da China se concentram nas provas de salto, tênis de mesa, tiro, taekwondo e peso feminino, disciplinas com as quais conseguiram 18 medalhas de ouro em 2004.

O dirigente assinalou que o fato de Pequim ser a sede olímpica é “uma faca de dois gumes” para os atletas, já que a pressão psicológica será maior “porque seus familiares estarão presentes”.

EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.