| hmin
Nesta quarta, dia 11, os coordenadores do projeto Fome Zero apresentaram medidas com as quais as empresas podem participar na prática do programa e ajudar a colocá-lo em funcionamento no primeiro semestre de 2003. E os primeiros compromissos já foram assumidos. A IBM Brasil, por exemplo, ofereceu sua tecnologia para a construção do site que divulgará o projeto em todo o Brasil, enquanto o Itaú Cultural disponibilizou sua experiência com programas voltados para a área social.
José Graziano e Walter Belik apresentaram a uma platéia de quase de cem empresários as propostas do Fome Zero e como as companhias podem se incluir nelas. O documento será distribuído às cerca de 3 milhões de empresas de todos os portes do Brasil a partir de janeiro. Para Belick, "a empresa pode apoiar o Fome Zero fornecendo a seus funcionários uma alimentação adequada, por meio de cesta básica ou de ticket restaurante, e pode fazer parcerias com prefeituras locais e com o governo do Estado (para projetos sociais)".
Existem também medidas estruturais que podem ser praticadas pelo empresariado, entre elas o investimento na formação educacional dos funcionários, a criação de agências de microcrédito solidárias e de cooperativas de consumo de alimentos. Entre os presentes estavam também representantes do Banco do Brasil, Nestlé, Avon, Câmara Americana do Comércio (Amcham), muitas organizações não-governamentais, além do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Horacio Lafer Piva.
Como anunciado na segunda-feira, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva implementará um projeto-piloto do programa Fome Zero no Piauí ainda no primeiro semestre de 2002, na região de São Raimundo Nonato, que compreende 13 municípios, acrescentou Graziano. O programa também tentará englobar um projeto de Sede Zero, que trabalha com a captação da água de chuva para aplacar a seca da região. Na quinta-feira, Frei Betto, que irá coordenar a mobilização social para o projeto durante a transição de governo, irá reunir entidades religiosas que já possuem projetos sociais. As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.