| 29/10/2007 18h40min
Começa, nesta terça-feira, a partir das 8h, a etapa brasileira do WCT, primeira divisão do Surf Mundial, que vai até a próxima quarta, dia 07 de novembro na Praia da Vila, em Imbituba podendo mais uma vez decidir o título mundial da temporada no litoral sul de Santa Catarina. Os confrontos da primeira fase foram definidos pela posição de cada surfista no Ranking Mundial.
Os três candidatos ao troféu já venceram a etapa brasileira do WCT em Santa Catarina. O octacampeão Kelly Slater ganhou a primeira edição em 2003 numa final com o australiano Mick Fanning, único que pode se tornar campeão antecipado no Brasil e foi o vencedor desta prova no ano passado. O também australiano Taj Burrow levou a segunda edição em 2004. Se repetir a vitória conquistada em 2006, Fanning garante o primeiro lugar no ranking antes mesmo da grande final em Banzai Pipeline, no Havaí, mas também pode ser consagrado campeão caso seus dois únicos adversários tropecem nas primeiras fases.
Por motivos diversos, principalmente por contusões, sete integrantes da elite mundial não vêm ao Brasil disputar a nona etapa do WCT. o havaiano Andy Irons, os norte-americanos Damien Hobgood e Tim Reyes, os australianos Daniel Wills, Michael Lowe e Ben Dunn, além do sul-africano Travis Logie. Com isso, mais onze brasileiros irão se juntar aos sete que já fazem parte do WCT 2007.
São três indicados pelo ranking catarinense profissional do ano passado – Diego Rosa, Jean da Silva e Guga Arruda – e mais três pelo Brasileiro do SuperSurf 2007 – o bicampeão Jihad Kohdr, o paulista Renato Galvão e o catarinense Marco Polo – e o cearense Heitor Alves e o carioca Simão Romão pelo ranking do WQS. Além destes, o paraibano Fábio Gouveia entrou como convidado, e o catarinense Fábio Carvalho ganhou vaga com um pedido especial da Prefeitura Municipal de Imbituba, além do paranaense Peterson Rosa como substituto do WCT.
Com isso, um total de dezoito brasileiros vão competir e em apenas duas das dezesseis baterias da primeira fase classificatória não terá nenhuma participação do pelotão verde-amarelo. Apesar da grande quantidade de convidados e substitutos, três brasileiros da atual elite mundial acabaram escalados juntos para disputar uma única vaga direta para a terceira fase da competição, o catarinense Neco Padaratz, o cabo-friense Victor Ribas e o paulista Adriano de Souza, que vem embalado de duas vitórias seguidas nas etapas da “perna brasileira” de fim-de-ano do WQS em Itajaí (SC) e Ubatuba (SP).
Dos brasileiros, apenas o Mineirinho, do Guarujá, o gaúcho Rodrigo Dornelles e o paranaense Jihad Kohdr, que garantiu a vaga no último final de semana em Ubatuba, aparecem entre os 27 primeiros colocados no ranking , e serão mantidos na divisão de elite no ano que vem. Eles dividem a 23ª posição na classificação geral das oito etapas completadas na Espanha.
Dos que estão de fora deste grupo, os mais próximos são o pernambucano Bernardo Pigmeu em 29ª lugar e os cariocas
Leonardo Neves em trigésimo e
Raoni Monteiro em 32º. Já o catarinense Neco Padaratz em 36ª e Victor Ribas em 38º precisam de um ótimo resultado para seguirem com chances de confirmarem permanência no Havaí.
O carioca Adriano de Souza é um dos dezoito brasileiros que disputam o WCT
Foto:
NILTON SANTOS
/
ASP SOUTH AMERICA
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.