Notícias

 | 10/12/2002 10h30min

Opep pode reduzir produção para conter preços

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deverão concordar com uma forte redução da oferta ao se reunir esta semana. A medida é uma tentativa de manter os preços do produto na faixa de US$ 25 o barril, afirmou a Arábia Saudita nesta terça, dia 10.

O ministro do Petróleo saudita, Ali al-Naimi, disse que está aumentando o apoio para que o cartel corte sua atual produção. Segundo ele, é preciso reduzir a produção em 1,5 milhões a 2 milhões de barris por dia (bpd).

A Opep está mais preocupada que haja um excesso de petróleo em 2003 do que com a ameaça de salto de preços devido a uma eventual guerra dos Estados Unidos contra o Iraque. Além disso, a greve geral contra o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comprometeu as exportações do país.

O ministro saudita acrescentou que a Opep poderá assumir as exportações da Venezuela, se necessário. Uma decisão final sobre o corte no cartel depende de um consenso entre os ministros e aos dados da oferta do produto, que serão apresentados a eles na reunião da Opep desta quinta, dia 12, acrescentou Naimi. As informações são da agência Reuters.  


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.