| 09/12/2002 20h54min
Até a noite desta segunda, dia 9, 380 pessoas já haviam confirmado presença no almoço que será oferecido nesta terça em Washington pelo National Press Club (Clube Nacional de Imprensa) em homenagem ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O futuro presidente desembarca ainda na noite desta segunda (horário de Brasília) na base aérea de Andrews para uma visita de dois dias aos Estados Unidos.
Antes do almoço, Lula tem um encontro com o presidente norte-americano, George W. Bush. Segundo o embaixador do Brasil nos EUA, Rubens Fonseca, não há uma agenda definida para a reunião, marcada para as 9h50min desta terça, na Casa Branca. O embaixador explicou que devem ser tratados temas como a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), as barreiras alfandegárias impostas pelos EUA a produtos brasileiros e o problema do protecionismo. O encontro está previsto para durar cerca de 40 minutos. O embaixador ressaltou que no encontro não deverá ser firmado nenhum compromisso entre os dois governos já que Lula ainda não foi empossado como presidente o Brasil. ]
Na avaliação de Rubens Fonseca, os Estados Unidos estão dando demontração de respeito à forma como foram realizadas as eleições, à consolidação da democracia, ao processo de transição do governo e o peso do Brasil no contexto da América do Sul. O embaixador brasileiro em Washington declarou a importância de Lula ser recebido no Salão Oval da Casa Branca, privilégio não conferido nem mesmo a Tancredo Neves, que em 1985 foi recebido por Ronald Reagan na Casa Branca, mas não no Salão Oval.
O embaixador afirmou que participarão da reunião o coordenador-geral da equipe de transição do governo eleito, Antonio Palocci, o deputado e senador eleito, Aloisio Mercadante (PT-SP), o porta-voz de Lula, André Singer, e a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Pelo lado do governo norte-americano participam o secretário de Estado, Colin Powell, a assessora para Assuntos de Segurança Nacional, Condoleezza Rice, o sub-secretário para Assuntos Internacionais do Departamento do Tesouro, John Taylor, o representante-adjunto dos Estados Unidos para o Comércio da Europa, Hemisfério Ocidental e Organização Mundial do Comércio (OMC), Peter Allgeier, a embaixadora dos Estados Unidos do Brasil, Donna Hrinak, e o assessor especial e diretor senior para a América Latina, John Maisto.
A previsão é de que o presidente eleito desembarque na Base Aérea de Andrews por volta das 20h (23h em Brasília).
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.