Notícias

 | 01/10/2007 10h48min

Blatter diz que China pode sediar Copa do Mundo

País espera se candidatar para o Mundial de 2018

O Mundial Feminino de futebol e os Jogos Olímpicos credenciaram a China para sediar outros eventos esportivos, como a Copa do Mundo. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, elogiou o país e o considerou como um possível candidato para receber um Mundial masculino no futuro, provavelmente a de 2018. As informações são do site GloboEsporte.com.

– Se a China pode organizar os Jogos Olímpicos com 28 esportes, tem capacidade para organizar um bom Mundial – afirmou o dirigente.

O presidente da Fifa também elogiou a organização chinesa do Mundial Feminino, competição que o país oriental não pôde receber em 2003 por causa da gripe aviária. Com isto, a competição foi realizada nos Estados Unidos.

Segundo Blatter, o gigante asiático tem "uma boa candidatura", já que os chineses "têm definitivamente toda a infra-estrutura necessária, as facilidades de transporte e a capacidade de organização".

Embora a apresentação oficial de candidaturas para 2018 comece só daqui a três anos, a Federação Chinesa expressou a Blatter seu desejo de realizar a Copa do Mundo dentro de 11 anos, embora a Fifa ainda não tenha decidido se irá implantar o sistema de rotação de continentes que usou para 2010 e 2014 para o Mundial de 2018.

Para a próxima competição, apenas nações africanas puderam ser candidatas. A África do Sul foi a vencedora. Para 2014, o sistema de rotação estabelece que a Copa aconteça na América do Sul - o Brasil é o único país que apresentou candidatura.

Em 2018, pode ser a vez da Oceania, mas nenhum país desta região parece preparado para receber uma Copa. Assim, o torneio pode acontecer na Ásia, aumentando as esperanças chinesas.

Blatter explicou que uma delegação chinesa se reunirá em breve na sede da Fifa em Zurique para "saber detalhadamente o que deve fazer e estudar as diferentes possibilidades" para a China ser a sede da Copa de 2018.

– Ainda não tomamos a decisão de usar o sistema de rotação ou se (em 2018) iremos abrir o mercado para que todos (os países) possam apresentar candidaturas – disse.

Blatter adiantou que a definição deste assunto ocorrerá nos próximos meses, já que nesse mês será decidido se o Brasil poderá organizar a Copa de 2014.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.