| 28/09/2007 16h42min
O sucesso na organização dos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, ajudou o Brasil a garantir o direito de sediar a fase final da Liga Mundial de vôlei de 2008, informou nesta sexta-feira a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
O Brasil defenderá na Liga Mundial de 2008 o título que conquistou em 2007, assim como sua atual hegemonia nesta competição, que venceu em sete oportunidades.
— O sucesso do Pan nos ajudou. Tive o total apoio do ministro Orlando Silva para defender nossa candidatura — afirmou o presidente da CBV, Ary Graça.
O êxito dos pan-americanos foi apresentado como uma cartada decisiva do Rio de Janeiro em sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. O Brasil disputava o direito de sediar a Liga Mundial com Itália e França, mas a Federação Internacional de Vôlei acabou decidindo hoje que as finais da competição serão entre os dias 23 e 27 de julho de 2008, em solo brasileiro.
— Na decisão
final, a França retirou a candidatura, a Itália
teve três votos e o Brasil, 13. Isso demonstra o respeito do voleibol brasileiro dentro do cenário internacional. O povo brasileiro merece assistir às finais da Liga Mundial no Brasil. Já ganhamos a competição sete vezes e apenas uma dentro de casa. E isto há mais de 10 anos. Já está na hora de vencermos uma competição deste nível junto da nossa torcida — acrescentou Graça.
Ele disse que a organização do evento ajudará a seleção brasileira a se preparar para os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim:
— Por ser dentro de casa, nossos atletas terão um conforto maior para disputar a competição que antecede os Jogos Olímpicos. Não precisaremos viajar para disputar um título tão longe. Esta será a quarta oportunidade na qual o Brasil organizará as finais da Liga Mundial. A primeira vez, em 2003 em São Paulo, a seleção brasileira ficou com o título.
Dois anos depois, no Rio de Janeiro, alcançou a medalha de prata, enquanto o ouro foi para a Itália. Já em
2002, quando as sedes foram nas cidades
de Recife e de Belo Horizonte, o Brasil também chegou à decisão, mas deixou o título para a Rússia.
Além disso, foram definidos os quatro grupos da competição. O Brasil está na chave A, ao lado de Sérvia, França e Canadá.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.