Notícias

 | 19/09/2007 15h47min

Karla otimista no retorno à seleção feminina de basquete

Armadora diz que o grupo está concentrado para assegurar vaga à Olimpíada

O retorno da ala/armadora Karla Cristina Costa foi uma das novidades da seleção brasileira adulta feminina de basquete, que está na reta final de preparação para o Torneio Pré-Olímpico das Américas de Valdivia. Pela categoria juvenil, Karla foi vice-campeã sul-americana (Equador/1996), campeã da Copa América (México/1996) e ficou em quarto lugar no Campeonato Mundial (Brasil/1997). Pela equipe adulta, a atleta defendeu o Brasil na Olimpíada de Atenas/2004, ficando na quarta colocação. De lá para cá, a jogadora, de 28 anos, diz que mudou bastante e para melhor.

– Estou muito mais madura. O tempo me ajudou a crescer. Aprendi com meus erros e acertos e hoje sou uma atleta muito mais equilibrada do que há três anos atrás. Isso reflete diretamente no meu trabalho de armadora. Tenho que estar muito centrada para distribuir as jogadas e manter a disciplina tática, seguindo as orientações do técnico Paulo Bassul – afirmou.

Empenhada em voltar para seleção principal, a jogadora se esforçou para evoluir. Destaque da equipe de Catanduva, vice-campeã do Nacional de 2006, Karla foi lembrada por Bassul e conseguiu estar no grupo que vai disputar o Pré-Olímpico.

– Precisava apenas de uma oportunidade para mostrar meu talento e provar que posso ser útil para a seleção. O Paulinho me deu a chance e prometi não decepcionar, trabalhando com dedicação absoluta, pois meu grande objetivo agora é disputar a segunda Olimpíada. A luta começa pelo Pré-Olímpico das Américas, em que vamos buscar a vaga para Pequim – salientou.

Karla está confiante no bom desempenho da equipe em Valdívia:

– Estamos fazendo uma excelente preparação e todas as atletas evoluíram demais desde o início dos treinos. Vamos para o Chile sabendo que conquistar a vaga é uma tarefa extremamente difícil, mas não impossível. O grupo todo, atletas e comissão técnica, está absolutamente unido e determinado para conquistar nosso lugar em Pequim ainda este ano – declarou.

Para ajudar a seleção nessa empreitada, Karla aposta na sua pontaria e no crescimento técnico e físico.

– Meu ponto forte continua sendo o arremesso de três pontos, mas meu jogo no geral evoluiu bastante. Emagreci, estou muito bem fisicamente e jogando com mais velocidade. Com a experiência, minha visão de jogo se ampliou, o que ajuda demais na hora de armar o time – comentou.

Para o técnico Paulo Bassul, a jogadora honrou a convocação e hoje é uma peça fundamental no revezamento do time na armação.

– A Karla está no auge da carreira, física e tecnicamente, sabendo tirar proveito das suas vivências anteriores. Com isso, consegue cumprir com muita eficiência a função de armadora. A maturidade fez a atleta evoluir bastante e hoje ela consegue ser uma jogadora audaciosa com responsabilidade – analisou o treinador.
 
No Pré-Olímpico de Valdivia, o Brasil está no Grupo A e terá como adversários na primeira fase a Argentina (dia 26), o Chile (27) e o México (28). No Grupo B estão Canadá, Cuba, Estados Unidos e Jamaica. O campeão garante a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O segundo, terceiro e quarto colocados se classificam para disputar o Torneio Pré-Olímpico Mundial, que ocorre de 9 a 15 de junho de 2008. A competição irá definir as últimas cinco vagas para Pequim/2008.

 Gaspar Nóbrega / CBB

Karla diz que hoje é uma atleta mais equilibrada
Foto:  Gaspar Nóbrega  /  CBB


Notícias Relacionadas

18/09/2007 23h09min
Kátia volta ao basquete após corte no Pan
17/09/2007 21h07min
Seleção feminina de basquete reinicia treinos para Pré-Olímpico
17/09/2007 19h42min
Seleção feminina de basquete retoma os treinos
14/09/2007 23h42min
Bassul convoca seleção feminina de basquete para o pré-olímpico
13/09/2007 10h51min
Seleção feminina de basquete encerra amistosos contra times masculinos
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.