| 18/09/2007 07h
O Milan inicia nesta terça sua participação na temporada 2007-2008 da Liga dos Campeões enfrentando o Benfica, no Estádio San Siro de Milão, às 15h45min (horário de Brasília). Atual campeão, a equipe italiana terá a difícil missão de conquistar o bicampeonato do torneio de clubes mais importante da Europa.
A fase de grupos começa amanhã com oito jogos e duas ausências de peso: o Bayern Munique, que não se classificou para a Liga pela primeira vez na história, e a Juventus, que se recupera de uma punição da Justiça esportiva italiana que chegou a mandar o clube à segunda divisão. Mesmo assim, o que não falta são adversários para tentar abocanhar a taça do Milan - grupo este que tem Chelsea, Real Madrid e Barcelona à frente.
Se o torneio era dominado pelo Real Madrid há alguns anos, quem parece ter encontrado a fórmula certa para se manter no topo é o rubro-negro de Milão: nos últimos quatro anos, foi campeão duas vezes e disputou outra final. Além disso, o time conta com um dos jogadores de mais destaque na atualidade: o brasileiro Kaká, decisivo na conquista do título da temporada passada.
A única coisa que preocupa é a alta média idade dos jogadores de defesa, com Paolo Maldini à frente, e os problemas do também brasileiro Ronaldo para acabar com o pesadelo causado por uma série de lesões e uma suposta investigação por doping em seu tratamento.
Por outro lado, a equipe se prepara com vistas ao futuro. O jovem atacante Alexandre Pato, destaque do Inter na conquista do Mundial de Clubes da Fifa do ano passado, já faz parte do grupo e está sendo preparado para agüentar a pressão do futebol europeu. Ele ainda não pode estrear como profissional por ser menor de idade.
Do lado adversário, o meia Rui Costa, que já jogou no Milan, destacou sua admiração pelo adversário:
– Foi neste clube que me sagrei campeão da Europa e pelo qual tenho muito respeito – declarou.
A ausência de Petit (lesionado) também mereceu palavras de Rui Costa:
– Merecia estar aqui. Esperamos dedicar-lhe a alegria da vitória – afirmou.
Os gigantes da Liga
Um dos principais candidatos a tirar o título dos italianos é o Chelsea, que busca um título continental para coroar a boa fase da equipe, vencedora de pelo menos um título por temporada na Inglaterra. A pressão vem diretamente do multimilionário russo Roman Abramovich, que parece estar perdendo a paciência com o português José Mourinho, técnico do time. Prova disto é que o único reforço do clube foi o atacante peruano Claudio Pizarro, bem mais modesto em relação às contratações das últimas temporadas.
Já o Real Madrid gastou bastante: foram mais de € 120 milhões em contratações de jogadores e do técnico alemão Bernd Schuster, que aposta num estilo de jogo atraente e com base no futebol holandês, dando fim à era dos galácticos.
O Barcelona, campeão em 2005, quer novamente o título para acalmar sua torcida, ainda decepcionada pela forma como o time perdeu o Campeonato Espanhol da temporada passada. E a chegada do artilheiro francês Thierry Henry (ex-Arsenal) para atuar num ataque que já era muito bom pode ser decisiva.
Também aparecem com chances Liverpool e Sevilla, que vem se erguendo como nomes fortes na Europa nas últimas temporadas. O time inglês foi finalista duas vezes nos últimos três anos, enquanto os espanhóis levaram cinco títulos em 15 meses, incluindo duas Copas da Uefa. Além disso, é preciso ficar de olho em times como Valencia, Inter de Milão e Arsenal, que devem ameaçar.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.