| 14/09/2007 09h49min
O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta sexta o Rio de Janeiro como um dos sete candidatos a organizar os Jogos Olímpicos de 2016, cuja sede será escolhida em 2 de outubro de 2009 em Copenhague. Além da cidade brasileira, Baku (Azerbaijão), Chicago (Estados Unidos), Doha (Catar), Madri (Espanha), Praga (Rep. Tcheca) e Tóquio (Japão) são as sete aspirantes a organizar a Olimpíada
Os Comitês Olímpicos Nacionais tinham como prazo até a quinta-feira para comunicar ao COI o nome de sua cidade para concorrer à organização dos Jogos. As sete candidatas terão que entregar até 14 de janeiro de 2008 um questionário da entidade sobre sua candidatura. O COI informou que o processo de escolha da sede será dividido em uma primeira fase de aceitação da candidatura, na qual as aspirantes terão de preencher um questionário sobre seus projetos para que a Comissão Executiva selecione as finalistas, das quais não há um número exato. Em maio de 2004, o Rio acabou excluído da seleção final das cidades concorrentes à organização dos Jogos Olímpicos de 2012, e o COI acabou escolhendo Londres.
A segunda fase do processo de escolha, denominada procedimento de candidatura, pede às finalistas que enviem seus dossiês ao COI, com dados mais detalhados que os incluídos no questionário, antes da visita da Comissão de Avaliação às cidades para elaborar um relatório. Este relatório será divulgado e enviado um mês antes da votação final aos membros do COI, que escolherão a cidade organizadora em 2 de outubro de 2009 em Copenhague, na Dinamarca.
O COI utilizará a ordem alfabética para se referir às cidades concorrentes até que sua Comissão Executiva faça um sorteio que determinará a ordem até o dia da escolha.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.