Notícias

 | 09/08/2007 15h16min

UE ajudará China na despoluição para 2008

Governo do país asiático está investido pesado para resolver o problema

A poluição de Pequim tem levantado críticas de comitês olímpicos, já visando os Jogos de 2008. Diante do problema, a Comissão Européia (CE) está colaborando informalmente com a China para melhorar a qualidade do ar da capital. A informação foi divulgada nesta quinta por uma porta-voz do Executivo da União Européia (UE), segundo o site GloboEsporte.com.

O governo chinês está investindo pesadamente para resolver o problema. A porta-voz de Meio Ambiente da CE explicou porque a comissão pode ajudar Pequim a diminuir seus índices de poluição.

– Não temos nenhuma competência na organização dos Jogos, mas temos experiência com outras cidades que os organizaram e que apontaram os assuntos ambientais como uma prioridade – disse Barbara Helfferich.

Apesar de não detalhar as propostas da CE, devido ao fato de as conversas com a China terem sido informais, Helfferich destacou as medidas que os chineses já estão tomando para melhorar a qualidade do ar em Pequim e em outras cidades, atualmente "muito baixa".

Só em 2006, a China investiu € 1,978 bilhão para mudar a tendência rumo à poluição galopante e tornar mais respirável o ar de Pequim e de outras cidades. Além disso, as autoridades plantaram, em 2006, quase 28 milhões de árvores na capital do país, transferiram para fora da cidade várias indústrias pesadas e pretendem reduzir as emissões de gases poluentes em 10% durante 2007. 

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.