Notícias

 | 21/11/2002 22h05min

Governador planeja primeira viagem ao Exterior

Entre os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, o governador eleito Germano Rigotto estará se dividindo entre Bélgica, Alemanha e Estados Unidos. Ontem, em Brasília, Rigotto recebeu do ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, garantia de apoio do Itamaraty à missão internacional.

Os compromissos, porém, ainda não foram fechados. Na parte americana do roteiro, que inclui Washington e Nova York, a intenção do governador eleito é visitar instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (Bird), além de participar de uma reunião na embaixada brasileira com empresários do setor agropecuário.

Com os técnicos do BID e do Bird o governador quer discutir o andamento de projetos na área social e econômica. O governador ainda pretende visitar na Alemanha uma termelétrica ligada ao um grupo que tem interesse em investir no Estado.

Rigotto, que deve embarcar no dia 30, passa pela Alemanha e pela Bélgica entre os dias 1º e 3 de dezembro. Entre os dias 4 e 6, visita os Estados Unidos. A volta ao Brasil está prevista para o dia 7.

Também ontem, o ministro de Minas e Energia, Francisco Gomide, assegurou a Rigotto que até a metade de dezembro estará regulamentada a Lei nº 10.438, que assegura incentivos ao desenvolvimento fontes alternativas de energia.

- Isso torna possíveis programas de investimentos, inclusive de empresas da Alemanha e da Espanha, estimulando a região carbonífera da Metade Sul e o desenvolvimento do Litoral, com a energia eólica - disse o governador.

Em reunião com o secretário do Tesouro, Eduardo Guardia, no Ministério da Fazenda, Rigotto voltou a alertar para as perdas que os Estados exportadores poderão enfrentar com o final do ressarcimento da Lei Kandir, previsto para o final do ano. A saída para o problema pode ser a edição de uma lei complementar, que prorrogue o ressarcimento dos recursos. Rigotto quer que o Congresso assegure mais R$ 2 bilhões no Orçamento para o repasse aos Estados.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.