| 02/08/2007 19h30min
A seleção brasileira feminina de vôlei estréia no Grand Prix, nesta sexta, às 13h (de Brasília), com o status de atual tricampeã e na busca pelo sétimo título na competição (1994, 96, 98, 2004, 05 e 06). As adversárias na rodada de abertura serão as holandesas, no Ginásio Palaolimpia, na cidade italiana de Verona. No mesmo dia, a Itália enfrenta Taiwan. Também pela primeira etapa, o Brasil terá pela frente a China Taipei e a Itália, respectivamente, no sábado e no domingo.
O Brasil já enfrentou a Holanda 40 vezes e ganhou todas, com 120 sets vencidos e 14 perdidos. O último confronto foi realizado no dia 3 de novembro de 2006, em Kobe, no Japão, pelo Campeonato Mundial, e o resultado foi 3 sets a 2, parciais de 25/18, 23/25, 23/25, 25/18 e 15/9, em 1h50min de jogo. Apesar do retrospecto amplamente favorável, o técnico brasileiro José Roberto Guimarães fala que a partida será difícil e elogia o entrosamento da seleção holandesa.
– A Holanda é um adversário perigoso na nossa chave. Todas as jogadoras atuam juntas (pelo Dela Martinus), exceto a meio-de-rede Ingrid Visser, do Tenerife, da Espanha. Ou seja, formam uma espécie de seleção permanente e têm no entrosamento um dos pontos fortes – explicou.
O treinador fala sobre as principais características do adversário.
– As holandesas sabem jogar em velocidade e exploram bem as bolas de fundo com as atacantes. Além disso, são fortes na defesa – disse.
Nesta primeira fase da competição, Zé Roberto contará com as seguintes atletas: Carol e Fabíola (levantadoras); Sheilla, Renatinha e Joycinha (opostos); Paula, Érika e Sassá (pontas); Fabiana, Thaisa e Carol Gattaz (meios-de-rede); e Fabi (líbero).
O Grand Prix será disputado durante todo o mês de agosto por 12 seleções. Após jogar as três partidas em Verona, a equipe brasileira viajará para Tóquio, no Japão, onde enfrentará a seleção local, a Holanda e a China Taipei, entre os dias 10 e 12. Na terceira e última semana da fase classificatória, de 17 a 19, em Taipei, o Brasil enfrentará a China Taipei, a República Dominicana e a Itália.
– Todos os adversários são perigosos. Nas duas primeiras etapas, ainda teremos um pouco mais dificuldade em razão da adaptação ao fuso horário – afirmou Zé Roberto.
A fase final será disputada em Ningbo, na China, de 22 a 26 de agosto, com a participação das cinco equipes mais bem colocadas durante toda a fase classificatória, além da anfitriã China.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.