Notícias

 | 26/07/2007 18h49min

Náutico pode perder 12 pontos no tapetão

Clube teria escalado o atatacante Ferreira de forma irregular

Os novos e bons ares no Náutico parecem ter durado menos do que o clube desejava. Depois de emprestar o ídolo Kuki ao rival Santa Cruz e perder em casa para o Grêmio, o Timbu agora convive com o perigo de perder até 12 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro. Atualmente, a equipe pernambucana é a lanterna da competição, com 10 pontos.

O problema estaria na escalação do atacante Ferreira, que estreou e marcou gol na vitória contra o Corinthians, no último domingo, e atuou contra o Grêmio na noite desta quarta. O presidente do Ipatinga, Itair Machado de Souza, emitiu comunicado alegando que o atleta foi irregularmente inscrito pelo Náutico.

De acordo com Itair, Ferreira tem os direitos federativos ligados ao União Leiria, de Portugal, mas estava emprestado ao Cruzeiro até 30 de junho de 2007. A Raposa, por sua vez, repassou o atacante ao Ipatinga, e o prazo do empréstimo com os portugueses mantido. O impasse, porém, começou quando o Ipatinga tentava a renovação do contrato do jogador.

– Ao consultarmos a CBF, fomos informados pela “Bete”, funcionária do Departamento de Registro, que o contrato poderia ser firmado, mas o atleta só teria condições de atuar novamente pelo Ipatinga no dia 3 de agosto, quando se abre a janela internacional, motivo que fez o Ipatinga desistir de continuar com o atleta em nosso elenco – disse o presidente do clube mineiro.

Segundo Itair, o procedimento correto seria que Ferreira retornasse ao União Leiria porque não obteve a renovação do contrato, e só pudesse voltar a atuar em algum clube brasileiro em agosto. A indignação do dirigente é que o Náutico obteve a liberação para escalar o atacante, trâmite que teria sido negado pela CBF ao Ipatinga. A assessoria de imprensa do Ipatinga disse que não pretende entrar no STJD contra o Náutico, mas “prestar um serviço ao futebol brasileiro”.

Se a acusação do Ipatinga for confirmada, o Náutico pode ser punido com seis pontos para cada um dos dois jogos em que Ferreira atuou pelo clube pernambucano. Com isso, o Timbu ficaria com dois pontos negativos, praticamente já rebaixado para a Série B do ano que vem, um ano depois de ter conseguido o acesso à Série A.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.