| 26/07/2007 12h29min
Começa nesta quinta-feira no pavilhão 3 A do Riocentro o torneio de ginástica rítmica dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. A seleção brasileira estréia com uma equipe renovada.
O time brasileiro é formado por oito atletas: Ana Scheffer, Angélica Kvieczynski, Daniela Leite, Marcela Menezes, Natalia Sanchez, Nicole Muller, a catarinense Luiza Harumi Matsuo, de 18 anos, e a "veterana" Tayane Mantovaneli, de 20 anos, a única das atletas convocadas que já participou do evento.
Desde os Jogos Pan-americanos de Winnipeg-99, a ginástica rítmica brasileira é campeã do torneio por equipes. Nos Jogos do Rio, a seleção luta pelo tricampeonato inédito da modalidade.
Apesar das grandes mudanças no grupo, a coordenadora da seleção Martha Schornhorst está confiante. Responsável pela equipe desde 2005, justamente quando a transição de atletas começou a ser programada, a ex-atleta está segura da capacidade das novatas manterem a tradição.
– Este é um processo nacional. Aquela era uma equipe bem amadurecida, mas as meninas sabem bem a responsabilidade que têm na luta pelo tri e dão duro para isso – afirmou.
No individual, que começa às 15h desta quinta-feira, a expectativa também é bastante positiva. As apresentações na corda, arco, maças e fitas serão feitas por Ana Paula Scheffer, de 17 anos, e Angélica Kvieczynski, de 15 anos. Já a equipe compete no primeiro exercício a partir das 19h.
Nos exercícios individuais, as ginastas competem em quatro ou cinco aparelhos, que são determinados pelo comitê da modalidade. Nas disputas de conjunto, cada equipe é composta de quatro ginastas (e uma reserva).
Elas competem em duas rotinas (uma com dois aparelhos e outra com um único aparelho). As rotinas podem durar de 1min15 a 1min30 no individual e 2min15 e 2min30 por grupo.
COM INFORMAÇÕES DA GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.