| hmin
O nome do presidente e dos diretores do Banco Central do futuro governo deverão ser enviados ao Senado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso na primeira quinzena de dezembro. Foi o que ficou acertado entre ele e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, nos últimos encontros que os dois tiveram no Palácio da Alvorada. O assunto deverá ser discutido também no encontro que Lula e FH terão ainda nesta semana, provavelmente na quinta.
A idéia de Lula é divulgar o nome do presidente e dos diretores do BC no seu governo junto ou muito próximo do anúncio oficial do seu ministério, o que se dará no início de dezembro.
– Essa possibilidade de o presidente Fernando Henrique indicar a equipe do Banco Central já está acertada com Lula há algum tempo – disse nesta segunda, dia 18, o deputado Aloizio Mercadante (PT-SP), eleito senador.
Segundo ele, o presidente da República prontificou-se a fazer a indicação para facilitar a vida de Lula.
Ao contrário dos ministros, em que a nomeação é de exclusiva competência do presidente da República, a direção do BC depende de aprovação prévia do Senado. Como os trabalhos no Congresso acabam no dia 15 de dezembro, para que os dirigentes do BC possam assumir junto com Lula, em janeiro, a indicação deles terá de ser feita pelo presidente Fernando Henrique.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.