| 20/07/2007 08h04min
Quarto colocado no ranking de medalhas dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, o Brasil tem uma grande chance de ultrapassar o Canadá nesta sexta. A equipe estará bem representada nas finais da natação, tem ótimas chances no judô e ainda disputará a medalha de bronze no pólo aquático feminino.
A programação no complexo Maria Lenk começa com a final dos 800m livre feminino. As brasileiras Poliana Okimoto e Nayara Ribeiro, além de tentarem ganhar a prova, terão de marcar um tempo inferior a 8min38s92, feito na noite de ontem pela mexicana Patricia Midori Castañeda Miyamoto nas primeiras provas da modalidade.
Entre os favoritos ao ouro, Thiago Pereira, sem dúvida, é o maior destaque. O nadador que, em três provas conquistou primeiros lugares, disputará a final dos 200m medley, uma das suas especialidades. Nas eliminatórias, ele marcou o segundo melhor tempo, atrás apenas do canadense Keith Beavers. O brasileiro Diogo Yabe também está nesta decisão.
Outro grande destaque está nos 200m livre masculino, prova em que o Brasil terá Rodrigo Castro e Nicolas Oliveira como representantes. Castro vem embalado, já que marcou o melhor tempo nas eliminatórias. Também pela manhã, ocorrerá a final dos 4x100m livre masculino, prova em que Brasil e Estados Unidos disputarão palmo a palmo a medalha de ouro. Nas eliminatórias, os norte-americanos levaram a melhor, mas o Brasil não contou com sua principal estrela, César Cielo, poupado. A equipe brasileira terá, além do medalha de ouro na prova dos 100m livre, Eduardo Deboni, Fernando Silva e Nicholas Santos.
Ainda antes do almoço, há as finais dos 200m medley feminino (participação de Joanna Maranhão e Lílian Cerroni) e dos 200m livre (participação de Monique Ferreira), e as semifinais dos 200m peito (Thiago Pereira e Henrique Barbosa), dos 200m borboleta feminino (Daiane Dias e Larissa Ciesak) dos 200m borboleta masculino (Kaio Márcio de Almeida e Lucas Salatta).
Edinanci e o judô
No judô, que no primeiro dia garantiu uma medalha de bronze e uma medalha de prata, tem tudo para sair o primeiro ouro. É que Edinanci Silva estará no tatame, na categoria meio-pesado. Ela é apontada como principal favorita.
– Penso o tempo todo em medalha. A preparação está excelente e quero o lugar mais alto do pódio para ser bicampeã dos jogos pan-americanos e mostrar o valor do judô feminino. Minha grande rival será a cubana Yurisel Laborde – disse a brasileira.
Na categoria médio masculino, outro favorito estréia: Tiago Camilo, que mostra humildade nas suas previsões:
– Quero muito sair do Pan com uma medalha no peito, principalmente para que eu possa dividir isso com cada brasileiro que estiver na arquibancada, com meus amigos e familiares.
Também na manhã desta sexta, outros dois candidatos ao pódio estréiam: a médio feminino Mayara Aguiar e o meio-pesado Luciano Correa. Quem conseguir vaga nas finais, voltará a lutar à tarde.
Outros esportes
A seleção feminina de pólo aquático que, por muito pouco não garantiu vaga na grande decisão, disputará a medalha de bronze no duelo contra Cuba, que acontecerá a partir das 16h30min. Apesar da tristeza pela derrota, o técnico Roberto Chiappini acredita que o terceiro lugar, se conquistado, mostrará a franca evolução vivida pelo esporte:
– De um ano para cá, nossa evolução foi muito grande. Vamos buscar esta medalha para dedicá-la ao torcedor, que nos apoiou o tempo todo.
No futebol feminino, a seleção brasileira, comandada pela craque Marta, faz mais uma apresentação no Pan-2007. Já classificada à fase semifinal, a equipe enfrenta o Canadá para definir quem será o primeiro colocado. Vale lembrar que as canadenses, por terem saldo de gols melhor, têm a vantagem do empate.
Semifinais por equipes
Já o handebol masculino promete seguir os passos da equipe feminina e garantir a vaga para a grande decisão. A equipe comandada pelo espanhol Jordi Rivera enfrenta o Uruguai, a partir das 16h. A equipe deverá contar com o reforço do armador Bruno Souza desde o início.
Completando o dia das semifinais, o vôlei de praia feminino, representado por Larissa e Juliana, volta à quadra às 16h para enfrentar as mexicanas Bibiana Candelas e Mayra Garcia nas semifinais, enquanto Ricardo e Emanuel encaram os mexicanos Rodolfo e Ulises Ontiveros pelas quartas-de-final. Certamente, a arena montada na praia de Copacabana estará lotada.
Estréias
Completando o dia, o Brasil também estreará no boxe e no basquete feminino. No boxe, estarão em ação os seguintes pugilistas Paulo Carvalho (meio-ligeiro), James Dean Pereira (galo), Everton Lopes (leve), Pedro Lima (meio-médio) e Washington Silva (meio-pesado). A expectativa do técnico João Carlos Soares é a melhor possível.
– Estamos preparados para enfrentar qualquer adversário. Os atletas estão focados e sabem de sua responsabilidade. Vamos em busca de medalhas – garantiu.
Já o basquete feminino estreará com a obrigação de conquistar a medalha de ouro. Será a última competição oficial da ala Janeth. Por isso, a ordem é buscar o lugar mais alto do pódio. Nesta sexta, o primeiro teste do time de Antonio Carlos Barbosa é a Jamaica, a partir das 22h.
– Os dois primeiros jogos, contra a Jamaica e o México, servirão para dar ritmo de jogo para enfrentarmos os adversários mais difíceis – afirmou Janeth.
– Temos tudo para conquistar a medalha de ouro. A arena montada ficou ótima e vamos jogar junto com a nossa torcida – completou.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.