Notícias

 |  hmin

Diretor do FMI vem ao Brasil em dezembro

Equipe do Fundo esteve reunida com Malan nesta terça

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Horst Köhler, virá ao Brasil no começo de dezembro para reuniões com a equipe econômica do atual governo. Também deverá ter encontros com a equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Köhler acertou a viagem nesta terça, dia 12, numa ligação para o Ministério da Fazenda, em Brasília. Ele vai aproveitar um giro que fará por países da América do Sul no próximo mês. A expectativa é que, nessa viagem, o diretor-gerente faça algumas consultas com a equipe de transição sobre como ficarão as metas do acordo do governo brasileiro com o Fundo.

Nesta terça, ocorreu a primeira reunião dos técnicos do FMI com o ministro da Fazenda, Pedro Malan, e sua equipe. Nesta quarta, haverá reuniões nos ministérios da Previdência Social e do Planejamento. Está previsto para quinta encontro com o presidente do Banco Central, Armínio Fraga. A reunião da missão com o coordenador da equipe petista de transição, Antônio Palocci Filho, será na próxima semana.

Palocci disse que a missão do FMI tem o objetivo de fazer uma "avaliação" do acordo entre o país e o organismo, não uma "revisão" do acordo fechado em agosto. O PT diz que as negociações deste mês serão de exclusiva responsabilidade do atual governo – o partido, se convidado, se limitará a "dialogar" com a missão.

Tanto o atual governo quanto a equipe do presidente eleito já declararam que preferem que as discussões sobre eventual elevação da meta de superávit primário (economia de receita para o pagamento de juros da dívida) fiquem para fevereiro de 2003. O próprio FMI já estaria admitindo deixar para o ano que vem as negociações em torno do superávit. Assim, a segunda parcela de US$ 3 bilhões do empréstimo de US$ 30 bilhões acertado com o país deverá ser liberada sem maiores complicações no mês que vem.

A missão ao país, liderada pela primeira vez pelo argentino Jorge Marquez Ruarte, é a mais numerosa dos últimos anos. Além de Ruarte, vieram o ex-chefe da missão brasileira Lorenzo Perez e outros 11 técnicos do Fundo.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.