Notícias

 | 01/07/2007 14h37min

Vôlei feminino vence último amistoso antes do Pan

Brasileiras voltaram a derrotar a Sérvia neste domingo

Na última apresentação antes da disputa dos Jogos Pan-americanos, a seleção brasileira feminina de vôlei venceu a Sérvia por 3 sets a 0 neste domingo, parciais de 25/16, 25/17 e 25/20. A partida foi realizada no ginásio do Maracanãzinho, palco das disputas de vôlei de quadra no Rio-2007, que foi reinaugurado pelas duas equipes no sábado.

Esta foi a quarta vitória brasileira em quatro amistosos diante da Sérvia, medalhista de bronze no último Mundial da modalidade. Apesar de vir para as partidas com o seu time base, as européias estavam desfalcadas da oposto Anja Spasojevic, uma de suas principais jogadoras.

O time inicial foi o mesmo das outras três partidas: Fofão no levantamento, Paula Pequeno e Jaqueline como ponteiras, a oposto Mari, as centrais Walewska e Fabiana, além da líbero Fabi. Esta é a formação que deve iniciar o Pan. A estréia do Brasil está programada para o dia 14 de julho, contra o Peru. Os outros dois adversários do time nacional no grupo A são República Dominicana (dia 15) e México (16).

O destaque do time foi a eficiência no bloqueio, especialmente com Walewska. A ponteira Paula Pequeno também teve boa atuação. O Brasil, no entanto, continua a apresentar problemas na recepção, especialmente contra o saque não entra, além de momentos de descontração. Vale lembrar que Zé Roberto não pôde contar com a atacante Sassá em todos estes amistosos, uma vez que a jogadora torceu o tornozelo nos treinamentos. Ela, porém, está confirmada para o Pan. 

A seleção brasileira começou a partida no mesmo ritmo intenso em que encerrou a vitória deste sábado e, de cara, abriu 5 a 2 no placar. Forçando o saque, o time nacional contava com uma boa atuação de Mari e seguiu sem problemas até a reta final do set com 24 a 14.

Na primeira oportunidade de o Brasil fechar o set, as sérvias não desperdiçaram a chance de ataque e colocaram a bola no chão. Depois, Paula Pequeno não segurou um saque venenoso, que acabou resultando em ace. Em seguida, porém, a oposto Sheilla, que tinha entrado para a inversão, não deixou que o time adversário se animasse, colocou a bola no chão e fechou a primeira etapa em 25/16.

Com um set a 0 no placar, a equipe de José Roberto Guimarães passou a falhar muito na recepção, permitindo que as européias equilibrassem a partida. De cara, o Brasil saiu perdendo por 4 a 2, mas dois bloqueios seguidos da central Walweska (o segundo com auxílio de Paula Pequeno), colocou o time nacional à frente: 5 a 4.

A Sérvia, entretanto, reagiu e foi para o primeiro tempo técnico com 8 a 7, após uma bola na rede de Mari, que foi obrigada a atacar muito longe. Só que as brasileiras não deixaram as rivais abrirem e conquistou uma vantagem de três pontos com um bom saque de Fabiana e um bloqueio de Walewska: 17 a 14.

Zé Roberto aproveitou a chance para dar uma oportunidade para a levantadora reserva Carol Albuquerque. O time continuou estável, apesar de alguns erros bobos causados por desatenção e marcou 2 sets a 0 no placar com um ace de Walewska, em lance que a defesa da Sérvia acreditou que a bola iria para fora.

No começo do terceiro set, o treinador optou por colocar por alguns momentos em quadra a central Thaisa, uma das maiores promessas do voleibol nacional. Titular na campanha do vice-mundial, Sheilla também teve a chance de mostrar serviço e tentar recuperar o espaço perdido para Mari.

Novamente a Sérvia tentou esboçar uma reação na disputa e endureceu as coisas neste início de parcial. Só não ficaram em vantagem por conta de erros infantis como posicionamento incorreto e toque na rede. O Brasil então resolveu acordar e, com uma bela largada de Paula Pequeno, marcou 8 a 7. O bloqueio rival ainda chegou a tocar na bola.

Buscando retomar seu lugar na seleção, Érika entrou muito bem na metade do set e foi a responsável por colocar 15 a 13 no placar, ao encobrir a bloqueadora em um ataque pela saída de rede. Minutos mais tarde, Regiane - que não vai para o Pan e foi relacionada nos amistosos no lugar de Sassá -, também entrou inspirada em quadra e foi a principal responsável pela sequência de pontos brasileiro no final da etapa, que garantiu mais uma vitória nacional.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.