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 | 29/06/2007 13h01min

Principal pista de Congonhas é liberada para uso

Operações são retomadas depois de 45 dias de interrupção

A pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, retornou às operações de pousos e decolagens hoje, às 12h, após 45 dias de interrupção operacional. De acordo com a Infraero, o prazo estipulado para a execução das obras foi cumprido apesar das ocorrências imprevistas que prejudicaram o planejamento inicial (oito dias de chuvas, dez noites com temperatura restritiva ao lançamento da massa asfáltica, além dos problemas ocorridos no controle do tráfego aéreo – que prejudicaram o planejamento de execução das obras no horário de paralisação do funcionamento do aeroporto, das 0h às 5h30).

A reforma da pista principal do Aeroporto de Congonhas iniciou dia 14 de maio e hoje a Infraero entrega a primeira fase das obras. Os serviços continuarão por mais 90 dias para a execução de obras complementares, fora do horário operacional do Aeroporto.

Na primeira fase da obra, os primeiros 45 dias, foi efetuada a recuperação geométrica dos 1.939 m x 45 m de extensão da pista de pouso e decolagem, com a correção das declividades transversais e longitudinais.  Para tanto, foram executadas a fresagem (retirada das camadas desgastadas de asfalto), a regularização geométrica com massa asfáltica, um novo balizamento (sinalização luminosa das pistas para auxílio do pouso das aeronaves) e a renovação de toda a sinalização horizontal (pintura das faixas na pista).   O controle de qualidade da obra foi executado com o apoio do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Já na segunda fase, os serviços serão realizados durante a madrugada, sem a interdição da pista. Essa fase, que está prevista para ser concluída em 27 de setembro, contempla a complementação dos trechos das pistas de táxi (área onde as aeronaves realizam manobras, que não puderam ser efetivadas na primeira fase, em função das áreas que permaneceram em operação), nas alças de interligação das duas pistas (principal e auxiliar) e finaliza com o grooving (ranhuras para melhorar o escoamento de água).

As empresas que realizaram a obra foram a OAS Construtora e a Galvão Engenharia, pelo custo de R$ 19,9 milhões.

Durante o período de fechamento da pista principal, todas as operações de pousos e decolagens foram feitas pela pista auxiliar. O Aeroporto de Congonhas operava antes das obras com 48 slots (movimento de pouso ou decolagem) por hora. Em virtude das obras, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) reduziu as operações de vôos comerciais e da aviação geral (táxis aéreos e aeronaves de pequeno porte) em Congonhas para até no máximo 33 slots. Alguns vôos foram suspensos e outros programados para o aeroporto de Guarulhos.

Durante todo o período de obras na pista principal de Congonhas (14 de maio a 29 de junho), o horário de funcionamento foi de segunda a sexta-feira das 5h30 às 0h, aos sábados das 6h às 23h e aos domingos das 7h às 0h, hora local.

 

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