| 29/06/2007 10h46min
A chama Pan-Americana está em Porto Alegre. Por volta das 10h30min, a governadora Yeda Crusius acendeu, no Palácio Piratini, a tocha que percorrerá um trajeto de 35 quilômetros pelas ruas da Capital nas mãos de 80 atletas, ex-atletas e personalidades gaúchas.
Na cerimônia realizada em frente ao Palácio Piratini, houve a execução dos hinos brasileiro e uruguaio - o país vizinho é representado pelo Rio Grande do Sul nessa turnê da tocha do Pan -, além do hino rio-grandense. Em seguida, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer Luís Augusto Lara chegou liderando um grupo de cavalarianos com uma lamparina. Ele a entregou às mãos da governadora Yeda Crusius, que procedeu o acendimento da chama. Mais de 500 crianças de 10 escolas estaduais, integrantes de clubes e autoridades acompanharam o evento.
– O Rio Grande se sente honrado em receber nessa maratona, nessa trajetória nacional, a tocha pan-americana. Quero lembrar essas crianças que estão aqui que quando começavam os esportes na Grécia cessavam todas as batalhas. Essa história queremos repetir aqui. O Rio Grande do Sul se orgulha de estar presente em mais esse ato de integração pelo esporte – declarou a governadora.
Em seguida, Yeda entregou a tocha para o ex-jogador de vôlei e campeão olímpico Paulão, embaixador do Pan no Estado e primeiro condutor da chama. Ao todo, serão percorridos 35 quilômetros pelas ruas da Capital, passando pelos estádios Olímpico e Beira-Rio e o antigo aeroporto. O trajeto termina no Largo Glênio Peres, com um show com artistas locais.
Paulão percorreu os primeiros 300 metros. Outras personalidades do esporte também serão os condutores, como Danrlei, Falcão, Daiane dos Santos e Ronaldinho. A jogadora de basquete Janeth, que encerrará a carreira no Pan do Rio, também participará.
Depois de sair de Porto Alegre, a Tocha Pan-Americana seguirá para Foz do Iguaçu.
TVCOM
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.