| 10/11/2002 18h49min
Se depender do presidente Fernando Henrique Cardoso, a data da posse de Luiz Inácio Lula da Silva será mesmo dia 1º de janeiro. Neste domingo, 10 de novembro, o presidente voltou a dizer que não aprova a mudança da data da posse para o seu sucessor. Para ele, se Congresso Nacional quiser alterar a data da posse deve fazê-lo, mas de maneira que seja implementada depois de sua saída.
– O Congresso não tem poder para mexer em mandato. A constituinte deu poder para discutir o mandato do próximo presidente, afirmou. Fernando Henrique – que declarou ser favorável, em tese, à mudança na data da posse dos presidentes do Brasil – reiterou que considera constrangedor permanecer frente à Presidência, mesmo que por um período de tempo tão curto. A proposta que tramita no Congresso desde 1996 determina que a posse seja realizada em 6 de janeiro.
A polêmica em torno da data da posse de Luiz Inácio Lula da Silva tomou forma logo após o primeiro turno das eleições, quando alguns parlamentares defenderam a mudança na data para que outros chefes de Estado e de governo, além de autoridades internacionais pudessem prestigiar a troca de comando no Brasil. O próprio presidente eleito já se manifestou favorável à mudança, mas Fernando Henrique já afirmou diversas vezes que prefere ter o mandato reduzido a ter que ficar mais dias no cargo do que o período pelo qual foi eleito. A Câmara dos Deputados já analisa o assunto em comissão especial e há a possibilidade do tema ser votado ainda este ano pelo Congresso.
Com informações da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.