| hmin
O presidente Fernando Henrique disse neste domingo, dia 10, em Lisboa, que se o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva quiser aumentar o salário-mínimo para R$ 240, como defende a maioria da bancada petista no Congresso, terá que tirar recursos das emendas dos parlamentares, deixar de fazer estradas ou reduzir as verbas para a educação. Ele lembrou que o Orçamento enviado ao Congresso permite um aumento do salário mínimo para R$ 211.
–Mas isso (a especulação) vale a pena. Esta discussão tem que ser objetiva – afirmou.
Fernando Henrique brincou que agora no governo, os petistas vão ter que votar contra projetos que apresentaram no passado. O presidente reiterou mais uma vez que é contra a mudança da data da posse de Lula porque não quer ser acusado de se tornar um presidente biônico por seis dias. Para FH, a mudança deveria ser aprovada para as próximas eleições.
FH disse ainda que é contra o aumento da meta de superávit acordada com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e que Lula tem a mesma opinião. O presidente disse que as negociações com a missão do FMI, que chega ao Brasil nesta segunda, foram o tema do encontro entre ele e Lula na última sexta. Ele revelou ainda que a equipe de Lula terá um encontro com os técnicos do FMI, mas em separado, depois da reunião formal entre o atual governo e o Fundo.
Fernando Henrique iniciou no sábado a sua última viagem à Europa, como chefe de Estado. Sua primeira escala está sendo em Lisboa (Portugal), onde permanece até terça-feira, dia 12. De Lisboa, o presidente segue para o Reino Unido, onde recebe mais uma homenagem, desta vez da tradicional Universidade de Oxford. Com informações da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.