Notícias

 | 08/06/2007 11h40min

Federer vence Davydenko e chega à final em Paris

Suíço derrotou russo por 3 sets a 0 nesta sexta

Não foi fácil, mas o suíço Roger Federer confirmou a participação na final de Roland Garros ao superar nesta sexta-feira o russo Nikolay Davydenko, quarto favorito. Após 3h01min de partida, o número 1 do mundo conseguiu a vitória por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 7/6 (5) e 7/6 (9). Esta é a segunda vez em que Federer disputa o troféu do Aberto da França – único Grand Slam que o melhor tenista da atualidade não tem no currículo de títulos. Na temporada passada, o suíço foi derrotado na final pelo espanhol Rafael Nadal.

A final de 2006 pode se repetir nesta edição do torneio, caso Nadal vença a outra semifinal da chave masculina. Segundo colocado do Ranking de Entradas, o tenista de Mallorca medirá forças ainda nesta sexta-feira com a revelação sérvia Novak Djokovic, sexto cabeça.

O resultado conquistado nesta sexta também garantirá Federer com os mesmos 7.515 com que aparece na lista da ATP. Na pior das hipóteses, ele irá manter a diferença de "apenas" 2.290 pontos sobre Nadal na liderança, uma vez que o espanhol precisa vencer Roland Garros para continuar com os 5.225 pontos.

A partida

Passando por um bom momento em Roland Garros, Davydenko iniciou o confronto quebrando o serviço do suíço logo de cara, no primeiro game da disputa. O russo esteve à frente do placar até o oitavo game, quando teve seu serviço batido e permitiu que Federer empatasse a queda em 4/4.

Embalado, o cabeça-de-chave número 1 passou a ter a vantagem no marcador pela primeira vez no dia ao confirmar o serviço logo em seguida, abrindo 5/4. Davydenko empatou em 5/5 e forçou a disputa de mais dois games, mas Federer aproveitou o momento pior para o russo e conseguiu a quebra no 12º game, fechando o set em 7/5.

O segundo set foi marcado pelo equilíbrio, uma vez que os dois tenistas mantiveram a igualdade até o final. Federer e Davydenko estiveram parelhos inclusive nas quebras de serviço, já que o russo conseguiu o feito no nono game e o suíço devolveu logo em seguida. A parcial só foi decidida no tiebreak, vencido pelo melhor do mundo por 7-5.

Da mesma forma que nos dois sets iniciais, Federer reagir para conseguir a vitória. Isso porque o russo conseguiu ganhar o saque do suíço logo no quarto game, conseguindo 3/1 e ampliando para 4/1 em seguida. A diferença no placar da queda se manteve até o nono game, quando Davydenko vencia por 5/3 e tinha a chance de sacar para fechar a parcial.

Federer precisou salvar seguidos set points de Davydenko antes de conseguir superar o serviço do adversário e se manter vivo na disputa. Federer conseguiu empatar em 5/5 e, após os dois tenistas confirmarem seus saques, a queda foi decidida novamente no game de desempate.

O melhor do mundo manteve a regularidade no tiebreak e teve o domínio do game extra. Davydenko, no entanto, salvou dois match points antes de Federer vencer o desempate por 9-7.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.