| hmin
Depois de ter o preço reajustado cerca de 5% no último final de semana, o litro da gasolina subirá de novo a partir desta segunda, dia 4. Segundo a Petrobras, o percentual aplicado sobre o combustível deverá oscilar entre 9% e 12%, no máximo. A estatal comunicou o aumento de 12,09% nas refinarias na sexta-feira, dia 1º de novembro. Na terça, dia 5, será a vez do gás de cozinha (botijão de 13 quilos) subir 12%.
Outros derivados de petróleo também terão os preços alterados. São eles: querosene de aviação (14,8%), nafta petroquímica (8,75%), gás natural (21,05%) e óleo diesel (20,5%). Parte destes percentuais estão sendo absorvidos pelas refinarias, contudo o repasse é inevitável para o consumidor. No sábado, dia 2, alguns postos de Santa Catarina começaram a ajustar os preços nas bombas.
Segundo o presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Varejistas da Grande Florianópolis, Adriano Matias, o aumento do custo do álcool anidro (25%) foi determinante para que houvesse a elevação do preço da gasolina.
– O álcool anidro tem uma parcela de 25% na composição da gasolina. Não tínhamos como evitar o repasse –, explicou.
Matias disse ainda que um terceiro reajuste do combustível está programado para acontecer durante a semana. Trata-se da correção da base de cálculo do ICMS. Atualmente, a base utilizada pelo governo é R$ 1,912, informou Matias.
– Não sabemos ainda onde o preço vai chegar, mas com certeza ultrapassará os R$ 2 –, observou.
JEAN BALBINOTTI / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.