| 28/05/2007 13h25min
Cinco esgrimistas pré-selecionados para defender o Brasil nos Jogos Pan-Americanos comemoraram neste domingo suas vagas no evento depois de serem aprovados nas seletivas, realizadas na capital carioca ao longo do final de semana. A informação foi confirmada por Alexandre Teixeira, um dos técnicos da seleção.
Depois de passarem pelas eliminatórias, Athos e Ivan Schwantes (espada masculino), Camila Rodrigues, Clarisse Menezes (espada feminino) e Heitor Shimbo (florete masculino) garantiram presença no Pan.
As únicas armas que não passaram por etapas eliminatórias foram o florete feminino e o sabre feminino e masculino, pois os pré-classificados possuíam ampla vantagem no ranking nacional sobre os possíveis concorrentes. Para a definição, no entanto, os atletas deveriam passar pelos testes físicos.
Ao longo das seletivas realizadas neste final de semana, a única categoria do Pan fechada foi a espada feminina, que terá Camila Rodrigues e Clarisse Menezes. Entre os homens, Athos Schwantes se classificou na disputa individual e atuará ao lado do irmão Ivan Schwantes na competição por equipes.
O companheiro de Athos no individual ainda não foi definido, já que Roberto Lazzarini foi aprovado na seletiva, mas ainda não realizou o teste físico – que, vale lembrar, consiste em uma corrida de 3 km em 12 minutos para os homens e 2,5 km no mesmo período de tempo para as mulheres.
O prazo para que o espadista de 47 anos realize o teste físico expira em 15 de junho. Caso não seja aprovado na corrida ou não suba à pista de atletismo para garantir vaga na esgrima, seu substituto será Patrício Runnacles.
No florete masculino, apenas uma das duas vagas estavam em disputa na seletiva, já que João Souza, 18º do mundo na modalidade e segundo melhor sul-americano da lista, ganhou o direito de não disputar a vaga por participar de etapas da Copa do Mundo, na Europa.
O floretista que atuará no Pan ao lado de João Souza – que também depende da corrida para assegurar a vaga, será Heitor Shimbo –, aprovado na corrida na última segunda-feira.
Na categoria feminina do florete, a indefinição ainda persiste, ainda que não tenha ocorrido seletiva. Depois de obter o índice dos testes físicos, Taís Rochel é a única que se garantiu nas disputas individual e por equipe.
Outra esgrimista aprovada na corrida foi Maria Júlia Herklotz, que ainda aguarda para saber se irá entrar na competição individual ou apenas por equipes, já que Sílvia Rothfeld ainda não realizou os testes físicos. Caso não passe, Maju representará o Brasil nas duas disputas, enquanto Marília Mello ganhará a vaga na equipe.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.