| 23/05/2007 18h36min
Problemas com segurança e atrasos nas obras são as principais preocupações para os Jogos Pan-americanos. Mas o secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, também está de olho na poluição da capital carioca com a presença de turistas e atletas durante o evento, que acontece entre 13 e 29 de julho.
Afinal, existe a perspectiva do aumento da emissão de monóxido de carbono em todo o corredor de acesso à Vila Pan-americana e instalações desportivas. Para minimizar esses reflexos, o Estado e a Prefeitura, em parceria com a Petrobras, vão lançar o “Arco Verde do Pan”.
– Junto com o município do Rio e a Petrobras, vamos lançar o Arco Verde unindo a Floresta da Tijuca à Pedra Branca, inclusive para compensar as emissões de gases no Pan. A competição vai gerar mais viagens de ônibus, carros, aviões e este bosque também será um símbolo para o Rio – afirmou Carlos Minc.
Além disso, também já foram obtidos recursos para aumentar o número de ecobarreiras na Baía de Guanabara e coletar o lixo flutuante no local. A secretaria do Ambiente também prepara campanhas educativas nas escolas públicas estaduais e o lançamento da campanha Turista Amigo do Rio, Amigo da Mata Atlântica.
– Conseguimos aprovar recursos para colocar mais ecobarreiras para impedir lixo flutuante nas lagoas e na Baía de Guanabara. Isso pode ajudar as competições de vela, por exemplo. Estamos lançando uma campanha de educação nas escolas e para os turistas vamos criar uma campanha – finalizou Carlos Minc.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.