| hmin
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proclamou na noite desta segunda, dia 28, a vitória do Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais.
De acordo com a totalização dos votos, Lula é novo presidente do Brasil, eleito com 52.793.261 votos totais (61,27% dos votos válidos). O governista José Serra (PSDB) obteve 33.370.723 votos (38,73%).
Foi registrada uma abstenção de 20,47%. Os votos em branco ficaram em 1,88%, e 4,12% dos eleitores optaram por anular. O resultado é considerado parcial, uma vez que ainda há prazo para apresentação de recursos à decisão, embora nenhuma representação tenha sido protocolada até o momento.
Antes do anúncio, o presidente do TSE, ministro Nelson Jobim, informou que recebeu o telefonema do presidente Fernando Henrique saudando a atuação da Justiça Eleitoral e a normalidade das eleições e destacando ainda o êxito do processo eleitoral que honra a nação. O ministro disse que também conversou por telefone com o presidente eleito, que ressaltou a imparcialidade e a competência da Justiça Eleitoral na condução do processo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.