| hmin
O governador eleito, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), creditou a vitória nas urnas nesse domingo, dia 27, à população de Joinville, que lhe deu 76% dos votos, e ao apoio dos demais partidos. Segundo ele, as siglas que integraram a sua candidatura no segundo turno, como o PT e o PPS, foram fundamentais e merecem seu agradecimento.
Em retribuição, prometeu se engajar imediatamente na preparação do novo governo federal, propondo a reunião de todos os governadores eleitos com Lula para firmar o que chama “pacto federativo”. Este pacto aceleraria as reformas tributária e política.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os candidatos no primeiro turno ao governo de Santa Catarina, José Fritsch, Antônio Bello Júnior e Gilmar Salgado foram citados nominalmente no discurso de Luiz Henrique.
Luiz Henrique prometeu tratar, simultaneamente, da transição de governo em Santa Catarina e usar os dois meses que faltam para assumir o governo para elaborar os projetos de mudanças constitucionais. O Orçamento Regionalizado, outro compromisso assumido com os apoiadores petistas, será tratado prioritariamente com os projetos de descentralização.
Luiz Henrique só admitiu comemorar a vitória às 21h30, quando ouviu, pelo rádio, que tinha 14 mil votos sobre o governador Esperidião Amin (PPB), faltando ainda a soma de pelo menos 20% das urnas joinvilenses. Ele esperou pelo resultado na sua casa, que começou a receber familiares e amigos logo após as 17h, quando a pesquisa de boca-de-urna dava vitória ao peemedebista com 4% de diferença.
• Mais informações no especial Eleições 2002
LIZIANE RODRIGUES / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.