Notícias

 | 17/05/2007 21h53min

CPI pede apoio do governo para convocar pilotos do Legacy

Pedido foi encaminhado ao ministro da Justiça, Tarso Genro

Representantes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Crise Aérea pediram apoio na noite desta quinta-feira ao ministro da Justiça, Tarso Genro, para garantir a convocação à CPI dos pilotos norte-americanos do jato Legacy que colidiu em 29 de setembro de 2006 com um boeing da Gol, provocando as mortes de 154 pessoas. Do encontro, participaram o presidente da CPI, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI); o relator, deputado Marco Maia (PT-RS); e o deputado Rocha Loures (PMDB-PR). Também estava presente o secretário nacional de Justiça, Antonio Carlos Biscaia.

Tarso Genro disse que vai levar a questão ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que entraria em contato com o Ministério da Defesa dos Estados Unidos para tentar resolver o assunto.

– O depoimento é fundamental porque os pilotos não deram os esclarecimentos necessários à Polícia Federal – ressaltou Marcelo Castro.

Marco Maia também defendeu a convocação.

– Seria uma oportunidade para os pilotos se defenderem, pois a Polícia Federal considerou que eles foram responsáveis pelo acidente – afirmou.

De acordo com Marco Maia, a CPI não está convencida de que o aparelho transponder do jato foi desligado acidentalmente. Esse equipamento faz a comunicação entre o avião e o radar.

O presidente e o relator da CPI disseram que, a depender das negociações do Ministério das Relações Exteriores com o Ministério da Defesa norte-americano, poderia ser dada a garantia de que os pilotos não seriam presos durante o depoimento.

O ideal, segundo os deputados, é que os pilotos venham ao Brasil. Porém, eles não descartaram a possibilidade de a CPI enviar uma pequeno grupo de parlamentares aos Estados Unidos para ouvir o depoimento.

AGÊNCIA CÂMARA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.