Notícias

 | 25/10/2002 17h46min

Assessores de política agrícola de Lula e Serra apresentam rumos da agropecuária

Eles são primos, amigos e têm nas mãos o futuro da agropecuária brasileira. Por coincidência, as propostas de política agrícola para o país em jogo nas eleições do próximo domingo passaram pelo crivo de dois especialistas em economia agrícola com o sobrenome Graziano. O deputado federal Xico Graziano (PSDB) e o professor José Graziano da Silva, assessor do PT, são os responsáveis pelos programas dos candidatos à presidência da República José Serra e Luiz Inácio Lula da Silva para o agronegócio.

Os dois foram entrevistados nesta semana pela jornalista Ana Amélia Lemos, diretora da RBS Brasília, no programa Estúdio Rural, do Canal Rural. As entrevistas mostraram que os dois primos têm mais um ponto em comum: não fazem rodeios sobre os planos que pretendem adotar no caso de vitória de seus candidatos.

No crédito rural – uma das maiores preocupações dos produtores –, José Graziano da Silva anunciou que se Lula for eleito no domingo seu governo pretende reduzir os juros de 8,75% cobrados hoje no custeio agrícola.

O deputado Xico Graziano afirmou que a questão do crédito não reside no montante de financiamento e nem nos juros, mas no acesso aos recursos. É isso que vai pautar as ações nessa área, no caso de Serra se eleger.

Veja os principais assuntos tratados no programa:

• Chico Graziano, deputado federal pelo PSDB, agrônomo mestre em economia agrícola e doutor em administração. Responsável pela elaboração do programa de política do agronegócio do candidato José Serra.

• José Graziano da Silva, doutor em economia, agrônomo e professor de economia agrícola da Universidade de Campinas (Unicamp). Coordenou a eleboração do programa de política do agronegócio do candidato Lula.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.