| 29/04/2007 15h43min
A argentina Gisela Dulko faturou neste domingo seu primeiro título profissional da carreira. A conquista ocorreu no Torneio de Budapeste, na Hungria, onde a sul-americana era sexta-cabeça-de-chave e derrotou a romena Sorana Cirstea na final por 6/7 (2), 6/2 e 6/2.
No caminho até o título, a namorada do chileno Fernando González já havia passado por Tsvetana Pironkova, Martina Sucha, Olga Savchuk e Agnes Szávay. Foi sua segunda vitória em dois confrontos contra a romena, principal surpresa do torneio, que saiu da chave do qualifying e conquistou o vice-campeonato em seu terceiro torneio WTA.
No primeiro set da partida, as duas tenistas se alternavam na liderança do placar com quebras para os dois lados. A romena chegou a abrir 4/2 na parcial, mas acabou permitindo que Dulko igualasse o desempenho e arrastasse a queda até o tiebreak, onde foi derrotada.
No segundo set, porém, a inexperiência e o cansaço acabaram cobrando seu preço para Sorana, que venceu por 2 sets a 1 todas suas partidas na chave principal da competição. Atual número 50 do ranking da WTA, a argentina conseguiu duas quebras no começo da parcial, abrindo 4/0 e apenas administrando o set até o final.
No set decisivo, o cenário foi parecido, com a sul-americana abrindo logo 4/1 na parcial. Sorana até esboçou uma reação e diminuiu a diferença, mas perdeu os dois games seguintes e entregou o título para Dulko. Campeã pela primeira vez, a argentina não escondeu a felicidade na comemoração.
– Estou muito feliz por ter conquistado meu primeiro título de WTA. Estou me sentindo muito feliz e gostaria de dar meus parabéns a Sorana. Ela é um grande talento e tenho certeza de que vai jogar muitas finais – elogiou Dulko.
A romena foi elogiada também por Gabriel Thompson, preparador-físico da argentina, que a descreveu como uma cabeça boa e boas jogadas para um garota de apenas 17 anos.
A campeã recebeu um prêmio de US$ 25,8 mil e 140 pontos no ranking da WTA, enquanto a vice-campeã faturou US$ 13,5 mil e cem pontos.
Satisfeita, a surpresa romena - atual número 325 do ranking - não deixou de dar seu aval para o próprio desempenho.
– Estou muito feliz. É apenas meu terceiro torneio da WTA e ninguém esperava me ver na final. Joguei muitas partidas, e talvez por isso eu estivesse um pouco cansada hoje – revelou Sorana, que havia participado do Torneio de Estocolmo (caiu primeira rodada da chave principal) e do quali do Torneio de Zurique, ambos em 2006.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.