Notícias

 | 19/10/2002 19h03min

Ibope divulga nova pesquisa para SC

Levantamento revela empate entre Amin e Luiz Henrique

A última pesquisa estimulada Ibope, divulgada neste sábado, 19, pela RBS TV, aponta que, se as eleições fossem hoje, haveria um empate entre os candidatos ao governo do Estado de Santa Catarina. Tanto o candidato pela Coligação Todos por Toda Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), quanto Esperidião Amin (PPB), da Santa Catarina Melhor, aparecem com 44% das intenções de voto.

Segundo a pesquisa, Amin tem 49% dos votos dos eleitores com 50 anos ou mais, enquanto que Luiz Henrique alcança 48% entre os eleitores com idade entre 16 e 24 anos. A pesquisa mostra que, entre os eleitores com grau de instrução mais alto, Amin obtém 55% das intenções de voto, contra 38% de Luiz Henrique. Já entre os que têm segundo grau, o peemedebista fica com 50%, contra 42% de Amin.

O melhor desempenho de Amin foi observada na região serrana, onde aparece com 53% dos votos, enquanto que Luiz Henrique tem 37%. Já a região norte é a mais favorável ao representante da coligação oposicionista. Luiz Henrique tem 58%, contra 32% do candidato do PPB.

O índice de rejeição ao governador licenciado é de 33% dos eleitores catarinenses, mesmo patamar registrado na pesquisa anterior. Já a rejeição a Luiz Henrique, subiu cinco pontos percentuais e chega a 30%.

Em um cruzamento de dados, o estudo mostra que mais da metade dos que pretendem votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno (53%) afirmam que irão votar em Luiz Henrique para governador. Entre os que declaram voto ao governista José Serra (PSDB), 62% pretendem votar em Amin.

De acordo com a pesquisa, seis em cada 10 que votaram em José Fritsch (PT) no primeiro turno dizem que irão votar em Luiz Henrique, enquanto que apenas um em cada quatro (24%) do mesmo grupo escolhem Amin. O número de eleitores indecisos subiu dois pontos percentuais e hoje é de 10% do eleitorado.

Confira outras informações no especial Eleições 2002

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.