| 20/04/2007 18h02min
A Volta Ciclística do Estado de São Paulo 2007, principal competição da categoria estrada do país, começa neste domingo e prossegue até o dia 29 por dezenas de cidades paulistas. Com a participação de 132 atletas, distribuídos por 18 equipes, o evento é muito importante também porque também vai ajudar a definir a seleção brasileira de estrada para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho.
Em sua quarta edição, a competição conta pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) e terá 1253 quilômetros de prova e 1558 quilômetros de percurso total. Durante oito dias, os atletas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela serão as atrações em importantes rodovias do Estado como Ayrton Senna, Carvalho Pinto, D. Pedro I, Anhangüera, Bandeirantes e Washington Luiz, por exemplo.
Um dos principais atrativos da competição, além de seu alto nível técnico, é a grande visibilidade, garantida pela transmissão e cobertura da TV Globo.
– A Volta do Estado de São Paulo é uma competição exigente e uma atuação convincente pode garantir a convocação do atleta para a disputa dos Jogos Pan-Americanos. Existe um grupo pré-selecionado, mas um bom desempenho agora pode ter um peso decisivo – admite o técnico Mauro Ribeiro, da seleção brasileira.
A lista dos atletas convocados para o Pan, baseada em critérios técnicos, deverá ser anunciada no início de maio pela Confederação Brasileira de Ciclismo. Por enquanto, o único garantido é o paranaense Luciano Pagliarini, profissional da equipe espanhola Saunier Duval.
A prova terá os mais variados cenários e exigirá bastante dos participantes, tanto em técnica como em velocidade e resistência. O vencedor da primeira edição, em 2004, foi o cearense Antônio Nascimento, da equipe Memorial/Santos. Em 2005, o vencedor foi o argentino Jorge Giacinti, também da Memorial/Santos, enquanto no ano passado o título ficou com Alex Diniz, da equipe Cesc/Sundown/Nossa Caixa, de São Caetano. Nascimento e Diniz estão inscritos e tentarão o bicampeonato.
As principais equipes do país garantiram participação, como a líder do ranking nacional, a Scott/Marcondes Cesar/Fadenp, de São José dos Campos, que tem atletas do nível de Márcio May, ganhador de duas medalhas de bronze em Pan-Americanos; Pedro Nicácio, segundo colocado na prova do ano passado, e Nilceu Aparecido dos Santos, líder do ranking individual da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.