Notícias

 |  hmin

Lula e Bovespa preparam documento para acalmar mercado

PT espera que carta seja suficiente provar maturidade do candidato

O comitê de campanha do PT marcou para quinta-feira, 17 de outubro, o lançamento de um documento de compromisso entre o candidato Luiz Inácio Lula da Silva e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

O objetivo do texto é acalmar o mercado financeiro e estimular o mercado de capitais. O documento será lançado no dia do vencimento de cerca de US$ 3,6 bilhões de títulos da dívida pública com correção cambial. O vencimento dos títulos leva investidores a pressionar por uma alta no dólar a fim de aumentar seu ganho.

O documento – elaborado em conjunto com a Associação Brasileira dos Analistas do Mercado (Abamec) e pelo Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (Ibmec), além de 19 entidades, como as Bolsas de Valores – prevê ações específicas "para que o mercado de capitais brasileiro possa desempenhar sua missão com eficiência".

Os petistas esperam que a divulgação do documento seja suficiente para dar mais uma demonstração ao mercado de que Lula teria maturidade para o diálogo e que não seriam justificadas as incertezas relacionadas a sua candidatura, que também estão sendo usadas como justificativa para a escalada do dólar.

Em junho, o PT divulgou a Carta ao Povo Brasileiro, documento por meio do qual prometeu honrar dívidas e cumprir acordos internacionais. O partido avalia agora a necessidade de fazer uma reedição da carta, já que a subida do dólar pode prejudicar a campanha eleitoral de Lula.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

Rickey Rogers  / Reuters


Foto:  Rickey Rogers  /  Reuters


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.