Notícias

 | 01/04/2007 17h23min

Brasil define 11 classificados para luta olímpica

Ainda restam sete vagas a serem definidas por brasileiros

O Brasil já tem definidos 11 de seus 18 representantes que disputarão a luta olímpica nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em julho. As vagas vieram na noite deste sábado, em Vitória, que sediou o Campeonato Brasileiro da modalidade, penúltima etapa de classificação dos lutadores para o Pan.

Na luta greco-romana, garantiram vaga os cariocas Felipe Macedo (até 74 kg), Luis Fernandes (até 96 kg) e Rodrigo Artilheiro (até 120 kg), além do paranaense Marcelo Gomes, o Zulu (até 84 kg). Já o estilo livre carimbou o passaporte dos também cariocas Vinicius Pedrosa, Joice Silva (até 55 kg), Raoni Barcelos (até 66 kg), Adrian Jaoude (até 84 kg), Antoine Jaoude (até 96 kg) e Diego Rodrigues (até 120 kg), além da paulista Rosângela Conceição (até 72 kg).

Campeã pan-americana em 2005 e vice em 2006, Rosângela era uma das mais satisfeitas com a classificação.

– Foram 45 dias de muito treinamento pesado no Canadá para chegar aqui e conquistar a minha vaga. É uma vida dura a de atleta e é preciso trabalhar muito para representar nosso país. Estou confiante e acredito que faremos uma boa campanha no Pan do Rio – garantiu.

Outro que comemorou a vaga foi Raoni Barcelos, que trocou o jiu-jitsu pela luta livre há pouco mais de um ano. Após uma final muito disputada contra Daniel Malvino, Raoni foi mais um que assegurou presença no evento continental.

– Foi dificil, mas acreditei até o fim e garanti minha vaga no Pan. Ainda não caiu a ficha. Estou muito feliz pois tive ao meu lado o meu pai, que me educou em cima do tatame, me dando essa força na final – explicou o carioca, filho de Laerte Barcelos, treinador da luta brasileira no Pan de 99, em Winnipeg.

A luta mais esperada do dia, porém, ainda estava por vir. Na final da categoria até 96 kg do estilo livre, o experiente Antoine Jaoude defendia nada menos do que 12 anos de hegemonia em campeonatos brasileiros. Mas a decisão deste sábado foi favorável a Renato Sobral, o Babalu, que garantiria seu lugar no Rio.

Garantiria, mas não garantiu, já que, após a luta, Babalu anunciou sua aposentadoria da luta olímpica. Aos 31 anos, nem mesmo a vaga para o Pan demoveu o lutador da idéia de se dedicar ao vale-tudo. Melhor para Antoine, que se classificou sem precisar disputar seletivas.

Por enquanto, ainda restam sete vagas a serem preenchidas pelos brasileiros na luta olímpica do Pan. Os representantes – que também disputam as categorias greco-romana e estilo livre – só deverão ser conhecidos após a última seletiva, no dia 21 de abril, no Rio de Janeiro.

GAZETA PRESS

Notícias Relacionadas

31/03/2007 21h54min
Quatro atletas garantem vaga na luta greco-romana
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.