| 29/03/2007 22h48min
Acredite se quiser: o ataque do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 pode ser formado até por Romário e Alexandre Pato. Nesta quinta-feira, a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), irritada com o desentendimento da Conmebol e da Concacaf, bateu o martelo e decidiu que o futebol masculino será disputado por seleções sub-20, reforçadas de três atletas de qualquer idade. As informações são do site GloboEsporte.com.
Segundo Mario Vázquez Raña, presidente da organização, o pentacampeonato mundial do Brasil e a paixão do país pelo esporte foram fatores predominantes para que a Odepa decidisse manter o esporte no Pan, pois chegou a pensar em excluí-lo por causa da briga entre a Conmebol, que queria times sub-17, e a Concacaf, que deseja equipes sub-22.
– Estava uma briga tão grande que eu ia tirar o futebol do calendário. Em respeito ao Brasil, o país do futebol, decidi manter o esporte. Afinal, tirar o futebol de um evento no Brasil é a mesma coisa que ir a uma festa sem música – diz Mario, durante as inspeções de rotina às obras do Pan.
Em fevereiro, a Conmebol divulgou que o Pan seria disputado por equipes sub-17, reforçadas de três jogadores com até 20 anos. A Concacaf não havia se manifestado oficialmente sobre o assunto.
Vale lembrar que na mesma época dos Jogos estará sendo disputado o Mundial de Futebol Sub-20, no Canadá, organizado pela Fifa. Em janeiro, o Brasil conquistou o título sul-americano da categoria com nomes como Alexandre Pato, do Inter, e Lucas, do Grêmio, na equipe.
O técnico da seleção sub-20, Nelson Rodrigues, afirmou que ainda não foi comunicado da decisão da Odepa e que irá à CBF na sexta-feira para decidir o que será feito em relação ao Pan e ao Mundial.
O futebol masculino ainda segue na UTI para a Odepa, já que esta desejava que a modalidade fosse disputada por equipes da categoria sub-22, como uma espécie de torneio preparatório para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
– Pensamos na categoria para que o mesmo grupo de jogadores que fossem ao Pan tivesse a oportunidade de jogar nas Olimpíadas. Não estou satisfeito com a sub-20, mas, dos males, o menor. Repito que a decisão é uma homenagem ao Rio, pois se fosse em outro lugar o futebol estaria fora – frisa ele, que no próximo Pan cobrará de forma rigorosa o limite de idade estabelecido.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.