Notícias

 | 29/03/2007 18h26min

Phelps segue conquistando ouros e recordes em Melbourne

Thiago Pereira e César Cielo chegaram em quarto nas suas provas

Michael Phelps seguiu sua doce rotina no Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne, nesta quarta-feira: conquistou sua quarta medalha, na prova dos 200 metros medley, e também reduziu o recorde mundial da prova. O americano terminou a prova com um tempo de 1min54s98, batendo seu melhor tempo e o próprio recorde mundial de 1min55s84, que estava em seu poder desde 20 de agosto de 2006 na cidade canadense de Vitória, durante o Campeonato Pan-Pacífico.

Logo depois do nadador de Baltimore ficou seu compatriota Ryan Lochte, com 1min56s19, e em terceiro lugar o húngaro Laszlo Cseh, campeão europeu, com 1min56s92. Phelps dominou a prova dos quatro estilos desde o início. Além disso, a proximidade de Lochte após a última volta fez com que ele ainda apertasse mais nos últimos 50 metros, os de estilo livre.

Com o resultado desta quinta, ele se torna o primeiro nadador a conquistar três medalhas de ouro consecutivas em igual número de mundiais: Barcelona (2003), Montreal (2005) e Melbourne (2007), todas nos 200 metros medley.

Com o novo recorde, ele chega a três melhores marcas universais neste campeonato, depois dos 200 livre e dos 200 borboleta na última terça e quarta, respectivamente.

O brasileiro Thiago Pereira, que passou em segundo a primeira volta – de borboleta para costas –, atrás apenas de Phelps, foi perdendo posições até conseguir um extraordinário quarto lugar com 1min58s98 pela frente do canadense Brian Johns, com 1min59s46.

Num feito inédito, o italiano Filippo Magnini e o canadense Brent Hayden empataram na primeira posição da final dos 100 metros livre, com 48s43. O bronze foi para o australiano Eamon Sullivan com 48s47.

O holandês Pieter van den Hoogenband, campeão olímpico desta distância e detentor do recorde mundial, foi apenas o sexto, com 48s63.

O também brasileiro César Cielo repetiu a quarta colocação de Thiago Pereira, mas nesta prova. Ele fez uma marca de 48s51, após ter liderado os primeiros cem metros e de ficar em segundo, após Magnini, no tempo de largada.

Na quinta posição ficou o americano Jason Lezak, que fez o melhor tempo de todos nas semifinais.

A americana Leila Vaziri igualou sua melhor marca mundial, obtida ontem mesmo nas semifinais dos 50 metros costas. Ela repetiu os 28s16 e conquistou a prova. Vaziri superou a bielo-russa Aliaksandra Herasimenia e as australiana Tayliah Zimmer.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.