| 09/10/2002 11h40min
Dezenas de amigos, familiares e colegas de partido estiveram na manhã desta quarta-feira, 8 de outubro, no velório do coordenador de campanha de Tarso Genro (PT), José Eduardo Utzig, na Câmara Municipal de Porto Alegre. O corpo de Utzig será cremado nesta tarde em São Leopoldo. Ele morreu aos 42 anos no início da madrugada, em sua casa, na Capital, vítima de ataque cardíaco.
O candidato do PMDB ao governo do Estado, Germano Rigotto, prestou solidariedade às lideranças do PT e a Tarso Genro. O governador Olívio Dutra também lamentou a morte de Utzig. Segundo Olívio, o coordenador da campanha do candidato petista é uma figura insubstituível. O governador lembrou a atuação de Utzig há anos no partido e durante o governo municipal de Porto Alegre. Olívio disse ainda que o PT gaúcho fará todo o esforço para transformar o sonho de Utzig realidade, o de eleger Tarso governador e Luiz Inácio Lula da Silva presidente.
Utzig era um dos principais interlocutores de Tarso. A proximidade entre os dois vem desde os anos 80. Na época, Utzig era um dos principais dirigentes da corrente estudantil Resistência, ligada à dissidência do PC do B encabeçada por Tarso e pelo deputado federal José Genoino – que concorre ao governo paulista na disputa com Geraldo Alckmin (PSDB). Do grupo, faziam parte o jornalista e vereador Adelmo Genro Filho, irmão de Tarso morto em 1988, e o deputado federal Marcos Rolim (PT).
Natural de Tapera, era sociólogo, com pós-graduação em Gestão Pública pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston (EUA). Como secretário de Captação de Recursos da prefeitura em 1996, foi um dos responsáveis pela fundação do Banco Portosol. Na administração Raul Pont na prefeitura, Utizg permaneceu à frente da Secretaria de Administração, deixando o cargo para morar no Exterior (Inglaterra e EUA). Retornou ao Brasil em 1999 e assumiu no governo do Estado o cargo de secretário adjunto de Ciência e Tecnologia.
Na gestão de Tarso, ocupou a Secretaria Municipal da Fazenda. Sem Utzig, a campanha do PT assume outro rumo a partir de hoje, nas mãos de Paulo Ferreira, David Stival, Francisco Vicente e do candidato a vice Miguel Rossetto. Com informações de Zero Hora e Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.