| 26/03/2007 20h04min
O senador Alfredo Nascimento (PR-AM), que esteve reunido na noite desta segunda-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aceitou o convite para ser o novo ministro dos Transportes. A afirmação é do deputado Luciano Castro, líder do PR na Câmara, que não participou da reunião.
A reunião de Nascimento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durou pouco menos de uma hora. O candidato a ministro teria mostrado documentos, dado explicações e contestado as denúncias divulgadas no fim de semana. Ainda de acordo com o líder do PR, Lula teria aceitado todas as explicações e reafirmado o convite. O Palácio não confirmou a informação.
Se confirmada, a posse deve ocorrer na próxima quinta-feira, quando também assumem Miguel Jorge, no ministério do Desenvolvimento, e Franklin Martins, na Secretaria de Comunicação.
Nascimento deixou o Palácio do Planalto pela garagem, sem dar declarações. O gesto foi interpretado por fontes palacianas como uma exteriorização da irritação de Lula com o partido, que nos últimos dias vem verbalizando publicamente que não aceitaria o Ministério caso o presidente tire da pasta a administração dos portos. Nos bastidores do governo e no próprio Ministério, no entanto, a batalha é considerada perdida. Lula deve mesmo criar a Secretaria dos Portos, para atender compensar o PSB por ter perdido o Ministério da Integração nacional para o PMDB.
A cúpula do PR aceitou discutir a criação da secretaria, mas somente depois que Nascimento assumir o ministério. Na conversa com o senador, Lula não tocou na criação da Secretaria de Portos, mas as lideranças do partido já aceitaram assumir a pasta sem a estrutura dos portos.
– Se o presidente Lula quiser criar a secretaria de Portos, vai discutir com o Alfredo Nascimento já como ministro, de forma ampla e tranqüila. Nós, do PR, nos opusemos ao desmembramento, por questões técnicas, mas se politicamente é imprescindível a criação da Secretaria, estamos dispostos a discutir o assunto – disse Castro.
Para acalmar o PR, Nascimento assume o Ministério dos Transportes por inteiro. Mas o desmembramento deverá acontecer logo em seguida para acomodar o PSB.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.