Notícias

 | 20/03/2007 18h09min

De olho no Pan, atletas desfalcam equipe no Mundial de Cross Country

Time brasileiro embarca para África no final da tarde desta terça

A briga por uma vaga na equipe brasileira de atletismo que disputará os Jogos Pan-Americanos no Rio, em julho, levou alguns atletas a abrirem mão das vagas conquistadas para o Campeonato Mundial de Cross Country. A competição será disputada em Mombasa, Quênia, neste sábado. A equipe brasileira embarca para a África no final da tarde desta terça-feira.

O grupo será formado por Roberto Rodrigues de Oliveira, Everton Luduvice Morais, Joilson Bernardo da Silva, Samoel Girardi, Daniel da Silva Freitas, Adriano Bastos Menezes, no masculino e Maria Lúcia Alves Vieira Moraes, Rosa Jussara Barbosa, Michele Cristina das Chagas e Isabel Cristina Feliciano da Silva, no feminino. A formação está um pouco diferente daquela que conquistou vaga pelo Campeonato Sul-americano Cross Country, em fevereiro, no Rio de Janeiro.

Um dos desfalques na equipe comandada pelo técnico José Eugênio Zaninelli é a fundista Ednalva Laureano, a Pretinha. Vice-campeã da Corrida Internacional de São Silvestre em 2006, a paraibana preferiu não ir para a África e focar o trabalho no Pan.

A preocupação não foi nem com o possível desgaste pela disputa, mas sim com a distância. Isso porque dia 30, Pretinha participa do Campeonato Brasileiro Caixa de Corridas de Fundo em Pista, no Rio de Janeiro. No Nacional, ela quer baixar seu tempo nos 10.000m.

Assim como Pretinha, a campeã da São Silvestre em 2001 Maria Zeferina Baldaia também se classificou, mas não embarca. Maria Zeferina ainda nem figura na lista de pré-classificados do Pan.

No masculino, Claudir Rodrigues foi outro que abriu mão do Mundial. Rodrigues não vai à Mombasa porque no último dia 18 disputou a Maratona de Roma e ainda não teve tempo de se recuperar do desgaste.

A competição na África reunirá alguns dos principais nomes do Cross Country internacional na atualidade. Entre os destaques confirmados na disputa está Kenenisa Bekele. O etíope, que já possui dez títulos mundiais e é o atual campeão, tem como meta tornar-se o primeiro homem a conquistar seis títulos consecutivos tanto no percurso curto quanto no longo.

Foi este objetivo que o fez voltar atrás em sua decisão inicial de não participar mais do Mundial. A campeã feminina de 2006, Tirunesh Dibaba, também estará na defesa do título conquistado em Fukuoka.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.